O técnico do Náutico, Marquinhos Santos, aproveitou a coletiva após a vitória por 4 a 0 sobre o Afogados, na noite deste domingo, pelo Pernambucano, para alfinetar a CBF e criticar a mudança de regra da primeira fase da Copa do Brasil – em que o visitante não tem mais a vantagem do empate. O Timbu visita Santa Cruz-RN na estreia, no dia 19 deste mês.

– Me parece que o jogo será no Frasqueirão, o que deixa o jogo mais aberto. Mas, num regulamento que não favorece em nada a equipe que vai jogar fora de casa, não sei o que inventaram, a CBF inventou, porque só favoreceu o time de ranking menor do que as equipes que saem para jogar.

“É uma invenção para agradar, ou a gente sabe como acontece o futebol, daqui a pouco tem eleição lá em cima, a gente sabe como funciona. Fica mais difícil, mas vamos embora, nosso grupo está pronto, preparado, e nós temos que vencer sempre”, acrescentou.

Atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues foi eleito em 23 de março de 2022 para mandato de quatro anos. Ele chegou a ser afastado em 2023, após decisão do TJ-RJ, numa intervenção que durou menos de um mês – no dia 4 de janeiro de 2024, o ministro Gilmar Mendes deu liminar que derrubou a decisão do TJ-RJ (entenda o imbróglio jurídico aqui). A partir de 23 de março deste ano, Ednaldo Rodrigues já pode convocar novas eleições.

Adversário conhecido

O Alvirrubro visita o Santa Cruz-RN, vice-campeão potiguar do ano passado, e pode encarar uma pedreira caso passe: o Vitória. O time baiano encara o Maranhão, fora de casa, e quem passar desta partida será mandante no jogo seguinte.

Estendendo-se sobre a Copa do Brasil, o técnico lembrou do fator físico como ponto importante. E fez um breve comentário sobre o adversário na competição nacional – que ele venceu no Campeonato Potiguar do ano passado, quando era técnico do América-RN.

– Vamos agora para a Copa do Brasil terceira competição, cara, no segundo mês do ano. É desumano, mas vamos, bora, temos que erguer, recuperar, e seguir em frente. E esse compromisso contra o Santa Cruz-RN se torna difícil, não pela logística, mas por eu já ter estado lá, por ter decidido título contra eles. Eles têm um time muito bom, jovem, com muitos bons valores, tecnicamente e individualmente. (GE)