Figura central do cristianismo, Maria, a mãe de Jesus era uma jovem mulher judia que vivia em Nazaré, na Palestina, na época em que engravidou. No entanto, a história não conta, e nem a Bíblia, quantos anos tinha quando o seu filho nasceu. Mas algumas pistas indireta podem dar dicas sobre sua vida e contexto.
Maria aparece na Bíblia pela primeira vez em Lucas 1:26-28, onde é mencionada como uma virgem prometida a José. Nessa passagem, conhecida como Anunciação, o anjo Gabriel saúda a jovem, e diz que ela conceberia Jesus, o Filho de Deus, com a intervenção do Espírito Santos, segundo a tradição cristã.
Sabendo da gravidez, José considera abandonar Maria de forma discreta para evitar sua desgraça, mas um anjo o convence do caráter divino da concepção. Um texto não canônico (apócrifo), o Evangelho de Tiago descreve que ela tinha cerca de 16 anos durante a gravidez, o que é compatível com as tradições judaicas da época.
As tradições judaicas do primeiro século dão alguns indícios importantes para estimar a idade de Maria. Era comum naquela época que as garotas judias fossem prometidas em casamento por volta dos 12 até 15 anos, tão logo começassem a menstruar. Esses casamentos eram negociados entre as famílias, e, durante um ano, os noivos tinham encontros supervisionados.
Tiago menciona em seu texto que Maria foi escolhida para se casar com José depois de um sinal divino. Ele aceitou o casamento, mas estava ausente quando ela concebeu. Esse relato reforça a ideia de que Maria era uma adolescente quando engravidou, o que se alinha com as tradições judaicas.
A lei determinava que, se uma menina engravidasse durante seu noivado, poderia enfrentar punições severas, inclusive a morte. Segundo Mateus, José ficou angustiado ao saber que Maria estava grávida, “mas nobre, decidiu cuidar das coisas em silêncio para que Maria não caísse em desgraça”.
Qual a idade mais provável de Maria quando Jesus nasceu?
Embora seja frequentemente retratada na arte clássica como uma mulher na casa dos 20 anos, é provável que, segundo as tradições da época, ela tenha sido prometida a José entre 12 e 15 anos, e tenha dado à luz Jesus entre 12 e 16 anos.
Embora seja mundialmente venerada por cristãos de diferentes tradições, sendo apontada como símbolo de pureza e devoção, Maria é pouco mencionada nos registros históricos. Na própria Bíblia, ela só volta a aparecer ao pé da cruz de um Jesus crucificado.
Assim, estimar sua idade com base em evidências históricas e culturais ajuda a contextualizar sua experiência e resgatar a dimensão humana da concepção do filho de Deus.