Com tecnologia de imagem por raios X, especialistas do Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda, revelaram segredos por trás da pintura Um Gatinho (1888) do artista francês Paul Gauguin. A análise revelou uma descoberta inusitada: os restos de um besouro morto debaixo das camadas de tinta da obra.

De acordo com o comunicado do museu, o inseto ficou provavelmente preso na tinta enquanto a obra era criada pelo artista pós-impressionista, no fim do século 19. O besouro (ou melhor, o que sobrou dele) tem aproximadamente um milímetro de comprimento, segundo divulgou o site Artnet.

Os pesquisadores disseram que é difícil identificar a espécie do inseto “porque ele está deitado de costas, com a cabeça e as pernas quebradas”. O quadro onde ele foi descoberto foi emprestado de uma coleção particular na França, e está atualmente em exposição no Museu Van Gogh, junto dos novos resultados de sua análise.

"Um Gatinho",  de Paul Gauguin, 1888 — Foto: Van Gogh Museum
“Um Gatinho”, de Paul Gauguin, 1888 — Foto: Van Gogh Museum

Outros achados na pintura

Além do besouro morto, também foi encontrada no lado direito da mesma obra uma impressão de jornal. “Há mais de 100 anos, a tela foi colada a outra para reforçá-la, e durante esse processo, um jornal foi usado para proteger a pintura”, explica o museu.

O exame por raios X do quadro revelou ainda que a obra foi parte de uma pintura maior de Gauguin. Um sinal disso são fios do tecido nos lados esquerdo, inferior e superior esticados em formas arqueadas, indicando que a tela foi tensionada na pintura original. “No entanto, essa deformação não ocorre no lado direito, o que sugere que a tela foi cortada nesse lado, provavelmente pelo próprio Gauguin”, conta o Museu Van Gogh.

"Os Doze girassóis numa jarra", de Vicent Van Gogh — Foto: Wikimedia Commons
“Os Doze girassóis numa jarra”, de Vicent Van Gogh — Foto: Wikimedia Commons

Natureza-morta oculta

Inspirado pelos girassóis que Vincent Van Gogh pintava, Gauguin pode ter começado a trabalhar em sua própria natureza-morta amarela. Em uma carta escrita por Van Gogh para seu irmão, Theo, ele contava que o artista francês estava “trabalhando em […] uma grande natureza-morta de uma abóbora laranja, algumas maçãs e um tecido branco sobre um fundo e primeiro plano amarelos”.

Segundo o Museu Van Gogh, essa citação é intrigante, já que uma “grande natureza-morta” de Gauguin é desconhecida. Como Um gatinho era originalmente maior e apresenta uma abóbora sobre um fundo amarelo, é possível que a pintura tenha sido parte dessa “grande natureza-morta” descrita na carta de Van Gogh.

Um retrato de Gauguin pintado por Van Gogh traz outro indício dessa teoria: nesse quadro, o espectador observa Gauguin por sobre o ombro, enquanto ele trabalha em uma pintura amarela com um objeto esférico à esquerda. Essa tela também foi recortada no lado direito, assim como Um Gatinho.

(Por Vanessa Centamori)