Na última segunda-feira (9), uma antiga estátua de mármore de um homem nu foi encontrada soterrada debaixo da terra por servidores públicos da Grécia, enquanto eles conduziam os preparativos para a instalação de uma rede de canos de gás em Atenas. Por conta da localização do sítio arqueológico, próximo do teatro Odeon de Herodes Atticus, aos pés da Acrópole, bem como por suas características estilísticas, acredita-se que a representação seja do deus grego Hermes.

Em comunicado do Ministério da Cultura do país, republicado pela agência AFP, os especialistas indicam que a peça estava em “boas condições” e foi encontrada “dentro de uma estrutura construída com tijolos retangulares” entre “vilas construídas por burgueses ricos naquela época”. Além dela, outros objetos também foram descobertos no local, contudo ainda será necessário mais tempo até que todos eles possam ser propriamente identificados.

Objetos arqueológicos antigos são frequentemente encontrados por Atenas e em outras partes da Grécia durante obras rodoviárias ou projetos de construção. “É importante continuar as escavações, coletar todas as descobertas e garantir que nenhuma evidência seja perdida”, destaca Elena Kountouri, chefe do serviço arqueológico ateniense, ao jornal Kathimerini.

Finalizada a etapa de documentação e estudo preliminar in loco, a estátua deverá ser transferida para um laboratório de conservação. Por lá, a equipe do Eforato de Antiguidades da Cidade de Atenas iniciará os trabalhos de recuperação e preservação necessários.

Hermes Ludovisi

Como destacou o site Heritage Daily, durante os séculos 1 e 5 d.C, o lado sul da Acrópole era conhecido por suas enormes e luxuosas residências. Muitas delas eram decoradas com pisos de mosaico e esculturas criadas pelas renomadas oficinas neoáticas que seguiam o estilo mostrado em relevos e estátuas dos períodos Clássico (séculos 5 e 6 a.C.) e Arcaico (século 7 a.C.). Isso poderia explicar a presença da obra inspirada no deus dentro do local.

Mas mais do que uma simples representação de Hermes, a peça parece ser uma cópia de Hermes Ludovisi. O site All That’s Interesting lembra que essa escultura de Fídias tinha como objetivo demonstrar o mensageiro grego em seu papel como Psicopompo – o guia das almas para o submundo.

Peça completa e original de Hermes Ludovisi, em exposição no Museu Nacional Romano, na Itália — Foto: Wikimedia Commons
Peça completa e original de Hermes Ludovisi, em exposição no Museu Nacional Romano, na Itália — Foto: Wikimedia Commons

Nesta representação, Hermes é retratado como jovem, que veste apenas um chapéu (petasos), e apresenta uma expressão contemplativa e sombria. Seu braço direito fica erguido em um gesto que sugere eloquência ou despedida, e sua mão esquerda segura seu cajado de arauto entrelaçado com duas serpentes (caduceu). A imagem afasta-se de outras esculturas típicas do deus dos viajantes, ladrões e mercadores, em que ele geralmente aparece mais velho e barbudo.

O nome “Ludovisi” se origina de sua associação com a família Ludovisi, nobres romanos proeminentes, que se tornou proprietária da obra. Hoje, o Hermes Ludovisi está abrigado no Palazzo Altemps, parte do Museu Nacional Romano, na Itália

(Por Arthur Almeida)