O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) premiou os melhores atletas de 2024 na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro. Maior medalhista olímpica do país e ouro no solo em Paris, a ginasta Rebeca Andrade conquistou o Troféu Rei Pelé pela quarta vez consecutiva na categoria feminina. Já na masculina, o vencedor foi Caio Bonfim, brasiliense que fez história ao levar a prata inédita pela marcha atlética 20km nos Jogos da capital francesa.

Muito emocionado por levantar o Troféu Rei Pelé pela primeira vez, Caio Bonfim discursou sobre sua primeira participação nas Olimpíadas, em Londres 2012, e contou que ser convidado para o Prêmio Brasil Olímpico era apenas um sonho na época. O atleta concorreu ao maior prêmio da noite na categoria masculina ao lado de Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade).

– A gente às vezes cansa. Não pode desistir, só descansar. Eu não desisti, falei ‘vou para mais um ciclo, vou tentar ganhar essa medalha’. Nessa quarta Olimpíada eu saí com a melhor das lições: acredite nos seus sonhos e trabalhe. Ganhar este troféu deixou este ano mais especial ainda – comemorou o marchador.

Medalhista de prata em Paris pela marcha atlética 20km, feito inédito nas história do país, Caio encerrou a noite com mais dois prêmios: Atleta da Torcida e o de melhor atleta da modalidade.

A maior medalhista do Brasil em Olimpíadas, Rebeca Andrade, não pôde estar presente na premiação, mas recebeu a honraria simbolicamente por vídeo. A atleta conquistou a medalha de ouro pelo solo da ginástica artística em Paris, além do bronze inédito por equipes e de duas pratas, no salto e no individual geral. Beatriz Souza (judô) e Ana Sátila (canoagem slalom) também concorreram ao Troféu Rei Pelé, vencido pela ginasta pela quarta vez consecutiva.

Rebeca Andrade conquista prêmio Rei Pelé de 2024 no PBO — Foto: André Durão/COB

Rebeca Andrade conquista prêmio Rei Pelé de 2024 no PBO — Foto: André Durão/COB

– É o meu quarto prêmio de melhor do ano. É uma conquista muito especial em um ano muito especial. Eu não poderia estar mais grata por tudo que aconteceu. Quero agradecer à minha família, minha equipe, minha rede de apoio e aos meus fãs – disse Rebeca.

Apresentado por Larissa Manoela e por Paulo Vieira, o evento contou com momentos emocionantes como o anúncio da aposentadoria do nadador Bruno Fratus a despedida de Maguila, mas também incluiu discursos potentes como o de José Roberto Guimarães que fez um apelo à comunidade a respeito da Lei de Incentivo ao Esporte, e o do técnico da Seleção Feminina de futebol, Arthur Elias, que reforçou a importância da valorização da participação das mulheres no esporte. A noite de gala terminou com o show da cantora Maria Rita.

Outros prêmios da noite

Atleta da Torcida

Eleito por voto popular, Caio Bonfim, medalhista de prata pela marcha atlética em Paris, recebeu o prêmio de Atleta da Torcida. Ana Sátila (Canoagem Slalom), Beatriz Souza (Judô), Tatiana Weston-Webb (Surfe), Alison dos Santos “Piu” (Atletismo) e Darlan Souza (Voleibol) também concorreram na categoria.

Caio Bonfim recebe o prêmio Atleta da Torcida de 2024 — Foto: André Durão/COB

Caio Bonfim recebe o prêmio Atleta da Torcida de 2024 — Foto: André Durão/COB

Atleta Revelação e Prêmio Inspire

Sexto colocado nas Olimpíadas de Paris, Gustavo ‘Bala Loka’ Oliveira, 22 anos, do BMX park freestyle foi o escolhido pela torcida como o atleta revelação do ano. Maria Fernanda Costa, da natação, e Raicca Ventura, do skate park, também concorreram na categoria.

Ana Sátila recebe o Prêmio Inspire Riachuelo no PBO — Foto: André Durão/COB

Ana Sátila recebe o Prêmio Inspire Riachuelo no PBO — Foto: André Durão/COB

Já o Prêmio Inspire, criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano, foi conquistado por Ana Sátila Vargas, da canoagem slalom. A atleta concorreu ao prêmio ao lado de Beatriz Souza (judô), Duda e Ana Patricia (vôlei de praia), Jade Barbosa (ginástica artística), Raquel Kochhann (rugby 7) e Tatiana Weston-Webb (surfe).

Assim como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva também não pôde comparecer à premiação. A ginasta foi eleita Influenciadora do Ano e agradeceu a homenagem por vídeo.

Treinadores e equipes do ano

A técnica Sarah Menezes, do judô, foi eleita a melhor treinadora individual, enquanto Francisco Porath foi o melhor treinador, na mesma categoria, pela ginástica artística. No esporte coletivo só deu futebol feminino. Com a conquista da prata inédita em Paris, não poderia ser diferente: o técnico Arthur Elias recebeu o prêmio de melhor treinador de modalidade coletiva, enquanto as jogadoras foram as escolhidas como melhor equipe do ano de 2024.

Seleção feminina de futebol representada pelo Presidente Da CBF, Ednaldo Rodrigues, e pelo treinador Arthur Elias recebe Prêmio de Equipe do Ano — Foto: André Durão/COB

Seleção feminina de futebol representada pelo Presidente Da CBF, Ednaldo Rodrigues, e pelo treinador Arthur Elias recebe Prêmio de Equipe do Ano — Foto: André Durão/COB

Homenagem a Zé Roberto

Dono de cinco medalhas olímpicas, sendo o bronze em Paris 2024 com a seleção feminina de vôlei a mais recente delas, José Roberto Guimarães foi homenageado durante o evento e recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por sua contribuição ao esporte brasileiro. Confirmado no comando da equipe feminina também para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028, Zé agradeceu a honraria e finalizou reforçando a importância da Lei de Incentivo ao Esporte para a comunidade esportiva brasileira e pedindo a manutenção da medida, que corre o risco de ser extinta.

José Roberto Guimarães recebe o Troféu Adhemar Ferreira da Silva — Foto: André Durão/COB

José Roberto Guimarães recebe o Troféu Adhemar Ferreira da Silva — Foto: André Durão/COB

Adeus aos craques

Uma das partes mais emocionantes da cerimônia, assim como em outra edições do Prêmio Brasil Olímpico, foi a homenagem aos ícones do esporte que faleceram no último ano. Entre os nomes carinhosamente lembrados estavam o locutor esportivo Silvio Luiz, o ex-jogador de vôlei André Ferreira, o Pampa, e a lenda do boxe brasileiro, Maguila. Confira o vídeo abaixo.

Fim de mandato

À frente do Comitê Olímpico Brasileiro desde 2017, Paulo Wanderley Teixeira aproveitou a ocasião para oficializar sua despedida do cargo de presidente do COB, após dois mandatos consecutivos. A entidade será comandada por Marco Antônio La Porta, eleito em outubro, e por sua vice, Yane Marques, a partir de janeiro de 2025 até o fim de 2028 – período que compreende o ciclo de preparação para as Olimpíadas de Los Angeles.

Vencedores por modalidade do PBO 2024

Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
Atletismo – Caio Bonfim
Badminton – Juliana Vieira
Basquete 3×3 – Luana Batista
Basquete 5×5 – Marcelinho Huertas
Boxe – Beatriz Ferreira
Breaking – Mayara Colins (Mini Japa)
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle – Gustavo ‘Bala Loka’
Ciclismo BMX Racing – Paola Reis
Ciclismo Estrada – Ana Vitoria Magalhães (Tota)
Ciclismo Mountain Bike – Ulan Galinski
Ciclismo Pista – Wellyda Rodrigues
Desportos na Neve – Zion Bethonico
Desportos no Gelo – Nicole Silveira
Escalada Esportiva – Rodrigo Hanada
Esgrima – Nathalie Moellhausen
Futebol – Lorena
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
Ginástica Trampolim – Ryan Dutra
Ginástica Rítmica – Barbara Domingos
Handebol – Bruna de Paula
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Rafael Lozano
Hipismo Saltos – Stephan Barcha
Hóquei sobre Grama – Lucas Varela
Judô – Beatriz Souza
Levantamento de Peso – Laura Amaro
Pentatlo Moderno – Isabela Abreu
Polo Aquático – Gabriel Sojo
Remo – Lucas Verthein
Rugby 7 – Thalia Costa
Saltos Ornamentais – Ingrid Oliveira
Skate – Rayssa Leal
Surfe – Tatiana Weston-Webb
Taekwondo – Edival Pontes
Tênis – Beatriz Haddad Maia
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo – Geovana Meyer
Triatlo – Miguel Hidalgo
Vela – Bruno Lobo
Vôlei de Praia – Ana Patricia e Duda Lisboa
Vôlei – Gabi Guimarães
Wrestling – Giulia Penalber

(GE)