Ao chegar a Puerto Madero, região de Buenos Aires que atrai turistas por reunir muitos bares e churrascarias, já era possível ouvir cânticos dos botafoguenses. Foi ali que muitos dos que foram à Argentina para ver a final da Libertadores no sábado se reuniram para acompanhar o jogo contra o Palmeiras.
Os pouco mais de 2 mil quilômetros de distância em relação a São Paulo, palco do duelo decisivo pelo Brasileirão, não importaram. A ansiedade inicial dos cerca de 1,2 mil alvinegros que lotaram um bar foi recompensada com a vibração e o sentimento de alma lavada pela vitória de 3 a 1. O título brasileiro está próximo.
O evento foi organizado previamente pela Argenfogo, torcida recentemente criada por botafoguenses que moram na Argentina. O núcleo, inclusive, preparou outras reuniões ao longo da semana com o objetivo de marcar presença na capital argentina.
– Sinceramente, não esperávamos isso tudo. De primeira, pensamos em fechar um bar para 100 pessoas, mas ganhamos cada vez mais seguidores e vimos que a coisa tinha que aumentar. A ideia foi achar um lugar grande e que pudesse ser confortável para todos os torcedores – disse Bruno Ladislau, de 25 anos, que é um dos organizadores.
De acordo com profissionais do bar, os torcedores começaram a chegar por volta de 16h, ou seja, mais de cinco horas antes da bola rolar em São Paulo.
O ge acompanhou todo o jogo no meio dos alvinegros, que se dividiram entre a angústia dos minutos iniciais – com domínio do Palmeiras e saída de Bastos com dores na coxa esquerda – e a euforia da tão esperada vitória, que fez o time retomar o primeiro lugar, agora com 73 pontos.
Entre os torcedores, Pedro Paulo e a mãe Ana Maria, de 69 anos. Os dois chegaram na última segunda-feira de Cataguases, Minas Gerais, e estão vivendo, para eles, algo único.
– Isso aqui é especial e único. A oportunidade que a gente teve, a gente abraçou e viemos para curtir realmente um momento que a gente, pouco tempo atrás, não imaginava viver tão cedo. E com essa oportunidade tem sido muito prazeroso poder vir curtir e presenciar essa história sendo escrita – disse Pedro, que decidiu comprar as passagens logo depois do Botafogo avançar sobre o São Paulo, nas quartas.
O Botafogo entra em campo pela final da Conmebol Libertadores contra o Atlético-MG no próximo sábado, às 17h. No Brasileirão, tem três pontos de vantagem sobre o Palmeiras. O Alvinegro ainda enfrenta Internacional e São Paulo. (GE)