Centenas de mulheres de Rondonópolis concluíram, nesta sexta-feira (22), o curso gratuito de produção de panetones promovido pelo projeto “Flor do Cerrado”, idealizado pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB) e sua esposa Eliane Moreira, em parceria com a Cáritas Diocesana. A iniciativa garantiu a capacitação, o incentivo ao empreendedorismo feminino e oportunidades para geração de renda durante o período natalino. As participantes aprenderam a produzir panetones tradicionais, de frutas, trufados, de mousse e chocotones.

“A gente tem buscado gerar oportunidades para transformar vidas e proporcionar a geração de renda para as famílias. Esse projeto já desenvolvemos há mais de cinco anos e ficamos felizes em firmar essa parceria com a Cáritas, que já realizou e realiza muitas ações sociais junto ao padre Lothar, para atender os mais necessitados. Temos obtido muitos resultados com o Flor do Cerrado, como ex-participantes que já garantiram seus próprios negócios,” comentou o parlamentar.

De acordo com a professora Maura Silvério, as participantes não apenas adquiriram habilidades práticas, mas também puderam desenvolver confiança e visão empreendedora para transformar o aprendizado em fonte de renda. Já, o presidente da Cáritas, Manoel Messias de Macêdo, ressaltou que este foi o terceiro curso do projeto “Flor do Cerrado” na entidade, com capacitações anteriores voltadas à produção de chocolates e panificação. Ele também mencionou a emenda destinada pelo deputado Thiago Silva para equipar o Centro de Formação da instituição com novos equipamentos e utensílios.

Participando pela primeira vez do projeto, a cozinheira Eliane Soares ficou entusiasmada com as técnicas aplicadas no curso e pretende fazer panetones para presentear toda a família neste ano. Já a autônoma Aldenora ficou contente com a oportunidade de estar no meio de outras pessoas com o mesmo propósito e os mesmos interesses.

Para atender mais mulheres interessadas no curso de produção de panetones, estão abertas novas inscrições, entre os dias 25 e 29/11, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na sede da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairro (Uramb). O curso será realizado de 2 a 6 de dezembro.