A seleção brasileira empatou em 1 a 1 com o Uruguai, nesta terça-feira, em Salvador, e desperdiçou a grande chance de terminar o ano de 2024 na vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo. Os dois gols da partida saíram no segundo tempo. Aos 9 minutos, Maxi Araújo deu um passe para Valverde, que deu um drible de corpo em Bruno Guimarães e finalizou colocado para vencer Ederson.

O empate veio aos 16 minutos, com Gerson. O volante aproveitou rebote na entrada da área e, de primeira, acertou um belo chute. Foi seu primeiro gol pelo Brasil. Mais descansada, a Seleção pressionou bastante, mas não conseguiu traduzir em chances e não saiu do empate.

Primeiro tempo

Os primeiros 47 minutos de jogo foram bem movimentados. O Brasil teve mais controle do jogo na maioria do tempo, mas quem chegou com mais perigo no começo da partida foi o Uruguai. Entre os 20 e 23 minutos, a seleção uruguai chegou com perigo três vezes.

A seleção brasileira, por sua vez, não conseguia transformar a posse de bola em chances. Raphinha levou perigo em finalização de fora da área, aos 34 minutos, mas Valverde respondeu aos 38 minutos. Aos 46 minutos, o Brasil teve a melhor chance, em cabeçada de Igor Jesus, após cobrança de escanteio. Rochet fez a defesa no meio do gol.

Segundo tempo

Precisando da vitória para chegar à vice-liderança, o Brasil voltou tomando as iniciativas no 2º tempo. Quem balançou as redes, no entanto, foi o adversário. Aos 9, Valverde levou a melhor sobre Bruno Guimarães e finalizou no cantinho para fazer 1 a 0 para o Uruguai.

Só que a seleção pentacampeã reagiu e deixou tudo igual na sequência com um golaço de Gerson. O volante do Flamengo arriscou de fora da área, sem chances para Rochet. O gol deu ânimo ao time de Dorival, que foi para cima em busca da virada, enquanto a Celeste se fechou. E foi assim durante boa parte da etapa final. Apesar das oportunidades criadas, o Brasil não conseguiu marcar e deixou o campo vaiada pela torcida.

Classificação

A seleção brasileira terminou a 12ª rodada das Eliminatórias na quinta colocação. Com os dois empates seguidos, a equipe foi aos 18 pontos e perdeu uma posição em relação à rodada passada. Já o Uruguai foi aos 20 pontos e assumiu a vice-liderança. A distância para a líder Argentina é de cinco pontos. (GE/ESPN)