O Botafogo vive os 12 dias mais decisivos da temporada 2024. Na expectativa para jogar a primeira final de Conmebol Libertadores da própria história no dia 30 de novembro, o clube divide esse momento com a possibilidade de ser campeão Brasileiro ainda antes de a bola rolar em Buenos Aires.

Para isso, depende majoritariamente de si e de uma ajudinha de um dos rivais locais Fluminense e Flamengo. A equipe de Artur Jorge tem 68 pontos, quatro de vantagem na ponta em cima do vice-líder Palmeiras e cinco sobre o terceiro colocado Fortaleza.

Antes de embarcar para a capital argentina, serão disputadas três rodadas do Brasileirão, contra Atlético-MG, Vitória e um confronto direto contra o Verdão no Allianz Parque. Se vencer as três partidas, os botafoguenses abrem sete pontos de frente sobre o adversário a duas rodadas do fim do torneio, não podendo mais ser alcançados.

Nesse cenário, para o título ser conquistados matematicamente antes do dia 30 de novembro o Glorioso precisaria de um tropeço do Fortaleza nos dois jogos que tem até lá, contra o Fluminense no Maracanã ou contra o Flamengo no Castelão.

Se os cearenses vencerem ambos, existe ainda a chance de o título nacional vir no dia seguinte à decisão da Libertadores, quando acontece Vitória x Fortaleza.

Em caso de tropeço em um ou mais jogos nestas três rodadas, o Botafogo precisaria de uma combinação de resultados semelhante dos adversários diretos para ser campeão. Só garante a taça se anotar três pontos a mais que o Palmeiras e dois a mais que o Fortaleza no período.

Os jogos do Botafogo antes da final:

  • 20/11 – Atlético-MG x Botafogo
  • 23/11 – Botafogo x Vitória
  • 26/11 – Palmeiras x Botafogo

Os jogos do Palmeiras antes da final:

  • 20/11 – Bahia x Palmeiras
  • 23/11 – Atlético-GO x Palmeiras
  • 26/11 – Palmeiras x Botafogo

Os jogos do Fortaleza até a final:

  • 22/11 – Fluminense x Fortaleza
  • 26/11 – Fortaleza x Flamengo

Os 68 pontos anotados pelo Alvinegro até aqui no Campeonato Brasileiro o colocam a uma vitória de superar a pontuação do Palmeiras em 2023, quando foi campeão, com 70, e a sete da “pontuação mágica” dos campeões, que é 75. Nunca nos pontos corridos com 20 times quem superou os 74 pontos ficou sem a taça.

 (GE)