Um dos fugitivos do ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília, ocorrido em 8 de janeiro de 2023, foi detido nesta quinta-feira, 14, na Argentina, onde estava refugiado, informou a polícia local.
O brasileiro Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, foi preso na cidade de La Plata, a 60 quilômetros ao sul da capital Buenos Aires, quando policiais avistaram “um homem com atitude suspeita”. As informações foram divulgadas em um comunicado policial, que não deu mais detalhes do episódio.
Após identificá-lo, os policiais observaram que Gusmão possuía uma ordem de “captura e detenção” com fins de extradição a pedido da Justiça brasileira.
Ele é casado com a empresária Alessandra Faria Rondon, natural de Cuiabá, O casal mora em Vitória da Conquista, na Bahia.
Alessandra foi identificada por gravar um vídeo em que aparece sentada na cadeira do senador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, onde também tirou sarro de outros dois senadores mato-grossenses.
Joelton e Alessandra foram condenados a 17 anos de prisão em fevereiro deste ano por tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de ativos, associação criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Fonte: O Documento