O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), recebeu na manhã desta quarta-feira (13), o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine e o adido comercial, Ari Fischer. A relação entre os territórios, visa parceria para a expansão da tecnologia em Mato Grosso e o fortalecimento da agricultura no estado.

Max Russi enfatiza a necessidade das articulações com o país israelense, que hoje é uma das maiores potências em tecnologia e agricultura do mundo e assim, visando o desenvolvimento regional, e a qualidade de vida da população mato-grossense.

“Estamos falando de um território limitado e desafiador que, conseguiu, em pouco mais de sete décadas, se tornar uma potência econômica, tecnológica e agrícola. Esse desenvolvimento não só inspira nações pelo mundo, como também tem gerado oportunidades para parcerias bilaterais frutíferas, como a que existe entre Israel e o Brasil, e em especial com o Estado de Mato Grosso”, pontuou o primeiro-secretário.

Max Russi ainda destacou que a cooperação entre Israel e o estado mato-grossense já se faz presente e poderia crescer ainda mais, especialmente no intercâmbio de tecnologias de irrigação e cultivo, fundamentais à produção sustentável.

“Israel é reconhecido por desenvolver a tecnologia de irrigação por gotejamento, que possibilita um uso mais eficiente da água — uma solução inovadora e particularmente relevante para a agricultura no cerrado mato-grossense, região que também enfrenta desafios relacionados à disponibilidade de recursos hídricos”, lembrou Max.

O primeiro-secretário ainda destacou que, Israel possuí a maior concentração de startups per capita do mundo, o que lhe confere o título de “Nação das Startups”.

Reconhecimento – Na ocasião, o deputado Max Russi condecorou o embaixador e o adido comercial , com as comendas Senador Fillinto Muller e Marechal Cândido Rondon, respectivamente, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população. As comendas são as mais altas honrarias concedidas pelo Parlamento Estadual.

Contra o antissemitismo – Max Russi é autor do Projeto de Lei 1.368/24 que institui o Dia Estadual contra o Antissemitismo, a ser comemorado, anualmente, em 9 de novembro.
Esta data, em 1938, ficou conhecida como a Kristallnacht ou “Noite dos Cristais” em razão dos cacos de vidro que se espalharam pelas ruas alemãs após o “Pogrom” contra os judeus na Alemanha Nazista, sendo uma perseguição deliberada contra um grupo étnico ou religioso, no caso foi contra os judeus.

Nesse dia, intensificando a política nazista de exclusão dos judeus, foram incendiados, invadidos e destruídos comércios, sinagogas e residências da comunidade judaica na Alemanha. Os nazistas mataram milhares e apreenderam os judeus sobreviventes, levando-os para os campos de concentração.

“Antissemitismo é crime, e uma ameaça não apenas aos judeus, mas a toda a sociedade. É inconciliável com os padrões da nossa Constituição, sob os quais se ergue o Estado democrático de Direito. Não pode haver lugar para isso no Brasil”, pontuou Max Russi.

“Este projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa é uma iniciativa muito importante à comunidade judaica, à Mato Grosso e ao Brasil, pois é um assunto muito sensível, especialmente pelo que vivemos no último ano (referindo-se ao conflito entre Israel e Hamas). E, essa posição firme, honesta e verdadeira da Assembleia de Mato Grosso é importante à nível nacional”, considerou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine.