O Brasil é casa para duas espécies de caramujos de água doce recém-descobertas: Idiopyrgus eowynae e Idiopyrgus meriadoci. Os nomes homenageiam personagens da saga O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien: Éowyn e Merry (apelido do hobbit Meriadoc Brandybuck).
As espécies foram encontradas em uma caverna de calcário na Serra do Ramalho, na Bahia, chamada Gruna do Pedro Cassiano, e a descoberta foi publicada na revista científica Zoosystematics and Evolution.
Esses moluscos gastrópodes fazem parte da famíliaTomichiidae, que habitava ambientes de água doce na superfície, mas agora se adaptaram a ecossistemas subterrâneos.
Em suas conchas, eles têm pelos que se assemelham a espinhos, e suas adaptações incluem pigmentação reduzida, conchas frágeis e tamanho pequeno. Veja na imagem abaixo.
Os autores do estudo afirmam que as espécies já podem ser consideradas vulneráveis devido ao impacto das atividades humanas em ecossistemas subterrâneos, o único habitat desses animais. As ameaças incluem exploração da água para agricultura, uso da terra sem planejamento sustentável e redução dos corpos d’água subterrâneos devido às mudanças climáticas. Ainda, futuros projetos de mineração podem causar graves impactos no habitat.
Escolha dos nomes
“Costumo usar muitas referências da cultura pop nos nomes de minhas espécies – de livros, quadrinhos, Dungeons & Dragons e videogames”, afirmou Rodrigo B. Salvador, pesquisador do Museu Finlandês de História Natural, em comunicado.
Salvador ressalta que há uma tradição de usar nomes da literatura pop e da mitologia para nomear espécies. Alguns exemplos são Gollumjapyx smeagol, inseto que recebe o nome de outro personagem de Tolkien, o Gollum (ou Sméagol); e o artrópode Darthvaderum greensladeae, em homenagem a Darth Vader, de Star Wars. A lista de personagens vai longe.
Mas por que, afinal, os dois novos caramujos lembraram personagens de Senhor dos Anéis? De acordo com os pesquisadores, “Éowyn exemplifica a coragem, a resiliência e a resistência contra a escuridão”. Isso porque, na saga de Tolkien, a personagem enfrenta os antagonistas Gríma Wormtongue e o Rei Bruxo de Angmar. Já Meriadoc, ou Merry, é “um exemplo da luta pela conservação da natureza”, além de lutar ao lado de Éowyn. Bem-vindos ao clube de bichos com nomes épicos, pequenos moluscos.
(Redação Galileu)