Em um movimento inédito para a jornada da inclusão e acessibilidade no mercado da beleza, Make B. – marca de maquiagem do Boticário, reconhecida por se manter na vanguarda da inovação em desenvolvimento de produtos de alta performance, lança a primeira linha de pincéis acessíveis articulados do Brasil*. Co-criada com a Comunidade Beleza Livre, primeira comunidade online de pessoas diversas no Brasil para o co-desenvolvimento de produtos, a linha é um marco pioneiro que alia tecnologia à acessibilidade, promovendo alta performance e democratização da maquiagem por meio de um design sofisticado e funcional, o que o torna inclusivo a partir de um exclusivo mecanismo articulado.

Composto por cinco pincéis: base (nas versões duo fiber e kabuki), pó, blush e espiral (ideal para acabamentos) já disponíveis em todos os canais de vendas do Boticário por todo o Brasil, os novos itens de Make B. contam com mecanismo inovador e exclusivo que permite personalizar a angulação dos pincéis, facilitando o alcance das diversas áreas do rosto. Com cabos quadrados e afunilados, eles promovem precisão e firmeza, proporcionando controle e segurança durante a aplicação da maquiagem, beneficiando especialmente pessoas com limitações motoras nos membros superiores.

Além disso, as bases dos pincéis possuem marcação tátil para facilitar a identificação por pessoas com deficiência visual, expandindo a inclusão do produto. Tecnologia inovadora para uma experiência inclusiva
Desenvolvidos durante 4 anos de pesquisa e em colaboração com pessoas com deficiência, os pincéis articulados representam um avanço significativo em acessibilidade em um cenário em que 24% da população brasileira possui algum grau de deficiência (visual, motora, auditiva e/ou cognitiva), algo que representa 46 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. “Mais do que um lançamento, a linha de pincéis acessíveis articulados de Make B. é um marco na democratização da beleza. Acreditamos que a maquiagem precisa ser acessível e inclusiva e, por isso, buscamos desenvolver produtos inovadores que atendam em especial às necessidades desse público”, comenta Vanessa Machado, diretora de Gifts e Acessórios do Grupo Boticário.

A cocriação com a Comunidade Beleza Livre foi fundamental para o desenvolvimento do produto. Em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos, a comunidade online de pessoas diversas chegou para conectar ainda mais os produtos desenvolvidos pelo Grupo Boticário à diversidade brasileira nas mais diversas etapas do processo. “Essa é a principal iniciativa para o cumprimento do nosso compromisso, no futuro, de ofertar portfólio de produtos novos e existentes, inclusivos e diversos, considerando as necessidades das pessoas diversas”, explica Rony Santos, Gerente Sênior de ESG do Grupo Boticário.

Vanessa complementa ainda que foram feitas interações contínuas com pessoas com deficiência, considerando aspectos, como formato, peso, comprimento, espessura e facilidade de uso, apontando para necessidades específicas para que os pincéis fossem inclusivos e práticos. “A resposta positiva durante os testes e a emoção de quem experimentou os pincéis demonstram o impacto real que a acessibilidade e a inclusão podem gerar. Com a linha de pincéis acessíveis articulados, Make B. reafirma seu pioneirismo no mercado da beleza, unindo alta performance, tecnologia e propósito para criar um futuro mais inclusivo”, encerra a executiva.

Grupo Boticário apresenta selo como símbolo de compromisso com a inclusão. O Grupo Boticário, em sua busca por produtos que reflitam a diversidade da sociedade, instituiu o Selo de Diversidade e Inclusão. Desenvolvido pela área de Ciências do Consumidor em parceria com o time de D&I, o selo, presente nas embalagens dos novos pincéis Make B., garante que o produto foi cocriado com a participação de um público diverso, assegurando que suas necessidades e perspectivas foram consideradas durante todo o processo de desenvolvimento.

Este selo representa um compromisso com a inclusão e a representatividade, demonstrando a importância da opinião de cada indivíduo na construção de produtos inovadores e relevantes para todos. Através de uma série de critérios rigorosos, o selo certifica que o produto foi pensado e desenvolvido para atender às necessidades e expectativas de um público amplo e diverso. Essa iniciativa do Grupo Boticário reforça o seu compromisso com a construção de um futuro mais inclusivo e democrático, onde a diversidade é celebrada e valorizada em todos os seus produtos e serviços.

Com valores que variam de R$39,90 a R$79,90, os pincéis articulados de Make B. podem ser encontrados nas lojas físicas do Boticário, no e-commerce e por meio de revendedoras oficiais disponíveis por todo o Brasil.

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Tô.que.tô, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br.