Os cemitérios públicos e privados de Cuiabá se preparam para receber mais de 115 mil visitantes ao longo das celebrações do Dia de Finados neste sábado (02).
Após registrar queda no número de visitantes devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o Cemitério Parque Bom Jesus, pertencente à rede privada São Matheus, espera um aumento no público neste feriado.
Com mais de 100 mil sepultados, a administração espera receber cerca de 70 mil pessoas neste sábado.
Para atrair os visitantes, a administração informou que serão realizadas duas missas católicas, às 8h e às 14h. Além disso, haverá palestras evangélicas, previstas para as 10h, seguidas de celebrações espíritas.
Já para os cemitérios municipais, administrados pela concessionária dos serviços funerários de Cuiabá, através da Cuiabana Administradora de Cemitérios, preparou uma estrutura para receber ao menos 45 mil visitantes nos da Piedade, do Porto e na unidade Coxipó da Ponte.
Segundo informações da concessionária, os cemitérios contarão com café da manhã, tendas instaladas, distribuição de água e flores, além da instalação de som e a disposição de banheiros químicos e cadeiras de rodas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
As celebrações devem variar de acordo com cada cemitério.
No cemitério da Piedade, o maior público municipal, com 13.594 sepultados e 5.220 jazigos, as celebrações iniciam às 7h da manhã, com uma missa. Às 8h20, inicia-se uma palestra espírita. Já às 9h30, às 15h e às 17h, haverá novas celebrações católicas.
Na unidade do Porto, que conta com 4.703 sepultados e 3.990 jazigos, haverá celebrações de missa às 7h, às 9h e às 15h.
O cemitério Coxipó da Ponte terá apenas uma celebração às 8h30, para as famílias dos 3.320 sepultados.
As celebrações de Finados nos cemitérios públicos devem se estender até o domingo (03).
(MidiaNews)