Com as chuvas que já se iniciaram, a qualidade do ar é reestabelecida aos poucos. De acordo com a plataforma AccuWeather, o ar na Capital – que durante o mês de setembro chegou a ser apontado como “insalubre” – é classificado como razoável nesta semana.
A validade do aviso de chuvas intensas no Inmet vai até a próxima quarta-feira (30). Entretanto, o alerta pode se estender ou mudar de classificação, seja para perigo ou grande perigo.
Outros municípios
Além de Cuiabá, outros 127 municípios estão na área do alerta de perigo potencial para chuvas intensas. Por exemplo, em Sinop (a 480 km de Cuiabá), as chuvas começam de maneira mais forte a partir dessa quarta-feira (30).
A previsão para a capital do Nortão é de pancadas e trovoadas isoladas, mas sem tempo nublado. Já a temperatura tende a ficar mais amena: a máxima esperada é de 30°C e a mínima, de 23°C.
Em Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá), o tempo também será de chuvas intensas. No entanto, o município apresenta grande oscilação das máximas – entre 29°C e 34°C -, assim como maior amplitude na umidade – mínimo de 50% e máximo de 100%.
Em caso de chuvas intensas, a Defesa Civil recomenda não se abrigar embaixo de árvores ou próximo a torres de transmissão. Além disso, devido ao risco de descarga elétrica, é importante retirar os aparelhos eletrônicos de tomadas.
(Rdnews)