CAMILA RIBEIRO

O resultado das eleições municipais em Cuiabá, reforçam o que a contagem dos votos de 2022 apontavam, ainda quando Jair Bolsonaro e Lula disputavam a presidência. A cidade que deu a vitória ao “capitão”, de fato, é um reduto bolsonarista. O PL, entendendo essa vantagem, começou a semear na capital de Mato Grosso, investindo pesado no fortalecimento da sua base, saindo da majoritária em 2024 como o partido que mais ganhou musculatura política. A sigla, que tem como presidente nacional, Valdemar Costa Neto, elegeu não só Abilio Brunini prefeito, mas quatro vereadores, compondo a maior bancada da Câmara.

Os bolsonaristas agoram têm um novo desafio: comprovar sua capacidade de governança. Ciente do que isso significa, o presidente estadual, Ananias Filho, já arregaçou as mangas e começa a costurar os arranjos nos bastidores para auxiliar Abilio na escolha do secretariado que terá como principal característica a competência técnica, seguindo a recomendação do governador Mauro Mendes.

Com a alma lavada, Abilio apareceu repaginado, com tom pacífico, afirmando que irá governar para todos, independente, se da esquerda ou direita, e se dirigiu à imprensa, garantindo que o cerceamento a jornalistas na festa da vitória não se repetirá. Como prefeito eleito, Brunini garante que aprendeu com os erros e está pronto para seguir o exemplo de prefeitos que deram certo, amparando Cuiabá.

Como uma “pau rodado” que fincou os pés e o coração nesta cidade calorosa, quero acreditar na nova versão de Brunini, disposto a trabalhar para fazer a diferença. Acredito que não sou apenas eu, como jornalista, que alimenta essa expectativa, mas todo o universo de 171.324 eleitores que foram às urnas neste segundo turno, dar seu voto de confiança à chapa do candidato, pois Abilio também conquistou público com suas propostas.

Que o liberal não se esqueça da promessa de equipar a saúde, levando ortopedistas às policlínicas, reabrindo unidades fechadas e ampliando a oferta de medicamentos onde os armários se esvaziam rapidamente. Esperamos a mesma dedicação à educação, melhorando a estrutura das escolas municipais, ampliando o atendimento ao ensino dos autistas, repensando os moldes atuais. As propostas prometidas ao longo da campanha voltadas à segurança, comércio, geração de empregos, arborização e mobilidade urbana também estarão rondando o gabinete de Brunini ao longo dos próximos quatro anos. Que nenhuma seja esquecida ou, como o próprio Abilio disse em sua primeira entrevista à Rádio Centro América, o povo irá votar e talvez ele não poderá voltar.

(*) CAMILA RIBEIRO é jornalista, repórter do Hipernotícias, especializada em assessoria de imprensa em ano eleitoral, reconhecida como Destaque da Baixada Cuiabana pela Aprosoja MT e segunda colocada no Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria de fotojornalismo.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News