Uma coleção de 2.584 moedas de prata acaba de ser vendida por 4,3 milhões de libras – o que equivale a cerca de 31,8 milhões de reais. Esse é o valor mais alto já alcançado na aquisição de um tesouro desse tipo no Reino Unido.
Estima-se que as moedas tenham sido utilizadas entre os anos de 1066 e 1068, durante o período da Conquista Normanda da Inglaterra. A coleção agora é patrimônio público e foi adquirida através do South West Heritage Trust, com verbas da Loteria Nacional e da Fundação de Arte do país.
As moedas foram encontradas em 2019, na região de Somerset, ao sul da Inglaterra. O tesouro estava na propriedade de uma pessoa que não quer se identificar e os responsáveis pela descoberta foram sete amigos, munidos de detectores de metal. Dois deles, o casal Adam Staples e Lisa Grace, tinham mais experiência com equipamentos desse tipo e os outros amigos pediram ajuda a eles para explicar como um novo detector funcionava. Assim, por acaso, a empreitada rendeu frutos inimagináveis.
“Foi muito surpreendente. Achar uma moeda já era incrível. Aí, depois de alguns minutos, encontramos mais algumas, e então dez moedas, cinquenta moedas. Foi só aumentando. E as emoções foram se multiplicando. Com certeza mudou a minha vida. Era como segurar a história com as próprias mãos. E, obviamente, o lado financeiro disso tudo também é incrível” disse Adam Staples ao The Guardian. Segundo a publicação, metade do valor da venda ficará com o proprietário e a outra metade será dividida igualmente pelos amigos.
O Museu de Somerset anunciou que o chamado “Tesouro do Vale de Chew” irá para a instituição em 2026. Até lá, a coleção fica exposta no British Museum a partir de 26 de novembro.
(Redação Galileu)