A vitória do deputado federal Abilio Brunini (PL) à prefeitura de Cuiabá neste domingo (27) abriu espaço para mudanças na Câmara dos Deputados. Rodrigo da Zaeli (PL) vai assumir a cadeira, já que Abilio terá que renunciar o mandato em Brasília para comandar o Alencastro pelos próximos quatro anos.
Em 2022, Rodrigo da Zaeli ficou como segundo suplente. Contudo, a morte da deputada Amália Barros, em maio deste ano, já movimentou as cadeiras do PL-MT no parlamento. Nelson Barbudo, que era o primeiro suplente, ficou com a vaga da finada parlamentar. Agora, Rodrigo da Zaeli assumirá a cadeira de Abilio.
Rondonopolitano, ele será o terceiro representante da região Sul de Mato Grosso no Congresso. Na Câmara dos Deputados, a região Sul tem José Medeiros e no Senado, Wellington Fagundes, ambos do PL.
Abilio Brunini se elegeu prefeito com 53,8% da preferência do eleitorado, o equivalente a 171.324 votos. A vantagem sobre o adversário foi de 24.197 votos. Lúdio Cabral, do PT, obteve a preferência de 147.127 eleitores na Capital.
fonte: HNT