A Polícia Federal deflagrou a Operação Ultima Ratio, nesta quinta-feira (24), e cumpre um mandado de busca contra o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, conhecido como “GB”, associado ao advogado Roberto Zampieiri, em uma investigação sobre a venda de decisões judiciais. A ação ocorreu em Cuiabá, onde os policiais precisaram arrombar a porta da residência de Andreson, localizada no condomínio de luxo Alphaville, já que ele não estava presente. Informações preliminares indicam que pelos menos cinco desembargadores foram afastados de suas funções.

Andreson havia viajado para Goiás no dia 22 deste mês. Durante a busca, os agentes apreenderam seu computador, mas não encontraram itens ilícitos, como armas ou drogas.

A notoriedade de Andreson aumentou após a publicação de prints pela Revista Veja, que revelaram indícios do esquema de venda de sentenças, supostamente envolvendo até instâncias do Supremo Tribunal Federal (STJ).

A Operação Ultima Ratio, tem o objetivo de investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Cuiabá/MT.

A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.

O STJ determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.