NAILTON REIS
Hoje vamos continuar falando sobre o tema do câncer de mama feminino, mas nesse artigo focarei mais nos conteúdos psicológicos que envolvem o tema.
As mamas femininas culturalmente chamadas de seios exercem diversas funções tais como amamentação, sedução, ato sexual e identidade de pertencimento do gênero feminino. Então vamos entender cada uma delas e como elas são afetadas com os diagnósticos de câncer de mama.
Seios e amamentação – “Ser mãe¨, “Ser Filho”: Construções e trocas de sentimentos e emoções
A amamentação: meio pelo qual a mãe alimenta seu filho e constrói seus primeiros laços; neste ato a criança começa a fortalecer seu vínculo como sua progenitora e essa troca fortalece a construção de “ser mãe” e na criança começam a se formar o papel social de “ser filho” e encerrando esse ato, há a troca e construções de sentimentos e emoções entre ambos, tornando a amamentação não só um momento de alimentação, mas um momento de construção e fortalecimento de vínculos entre mãe e filho.
Cabelos
Os cabelos femininos estão ligados à identidade feminina, aos atos de sedução, à autoestima e autoconfiança da mulher.
Seios sedução e ato sexuais
Os seios femininos são objeto de desejo na formação do vínculo sexual dos casais pois eles estão atrelados ao feminino, eles são utilizados pelas mulheres no jogo de sedução e no ato sexual e tendem a ser manuseados e utilizados de diversas formas com ponto erógenos e excitatório no ato sexual.
Identidade de pertencimento ao feminino
No contexto fisiológico, assim como a vagina, as mamas são uma das partes do corpo que identificamos no outro o gênero feminino como também elas se percebem pertencentes ao gênero feminino ao possuí-los em seus corpos.
A perca e danos psicológicos causados pelo câncer de mama feminino
Quando as mamas são retiradas ocorre então a perda não só de uma parte do corpo, a mulher além de mutilada é destituída de vários símbolos que à ligam a identidade feminina abalando seu psicológico como um todo. Os seios que outrora servia para amamentação, sedução, ato sexual e formação de vínculo mamãe-bebê são perdidos com a retirada das mamas, com as sessões de quimioterapia e radioterapia os cabelos caem e somados a isso há a desorganização hormonal desregulando seu período menstrual e muitas vezes provocando a menopausa precoce, diminuição ou extinção dos desejos libidinais.
Esses são um dos efeitos destrutivos que o câncer de mama pode causar desordenando a vida de uma mulher, ele destrói diversos laços sociais e sonhos, construindo um ambiente propício para transtornos psicológicos tais como;
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Transtorno de humor
Transtorno depressivo
Transtornos ansiosos
Ideação suicida
Por essas e outras questões que envolve essa doença é imprescindível a prevenção fazendo sempre o autoexame após o período menstrual, fazer consultas periódicas ao médico, caso seja diagnosticado o câncer de mama então busque construir uma rede de apoio envolvendo médicos, familiares, amigos, psicoterapia, grupo terapêutico. Para que assim você consiga passar por essa doença reduzindo o máximo possível os danos que ele pode vir a causar.
(*) NAILTON REIS é Psicólogo e atua na área de Neuropsicologia, Avaliação psicológica e Psicologia Clínica.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News