O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral detalhou o programa Impulsiona Cuiabá, que vai oferecer linha de crédito aos pequenos empreendedores, por meio do CuiaBanco, no programa eleitoral desta sexta-feira (18). O programa vai dar orientação empresarial, vai diminuir a burocracia para financiamentos de até R$ 10 mil, com juros abaixo do mercado e carência de até seis meses para começar a pagar. Lúdio vai manter vantagens já disponíveis no CuiaBanco.

“A prefeitura será avalista do empreendedor, sem burocracia e com recursos de fundo específico. Vamos manter a abertura de conta corrente e orientação empresarial para que os negócios deem certo. O Impulsiona Cuiabá vai melhorar a sua vida e a da sua família”, disse Lúdio. No programa, Lúdio conversa com profissionais autônomos e pequenos empreendedores, entre eles maquiadoras, vendedores, motoboys e motoristas de Uber.

A candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro destacou que o programa vai estimular a abertura de pequenos novos negócios na capital, garantindo a geração de emprego e renda principalmente para os jovens. “Para quem está começando a vida profissional, o Impulsiona terá um cuidado especial com os mais jovens. Você que quer ter o seu próprio negócio, terá essa oportunidade, sem burocracia, de forma simples.”

As medidas beneficiarão trabalhadores como a maquiadora Jéssica Araújo “Nós, pequenos empreendedores, vamos conseguir aumentar o ambiente de trabalho e comprar o material que falta”, afirmou ela.

“Às vezes a gente quer conseguir algum veículo ou precisa de uma melhoria, precisa de dinheiro, crédito, e não tem como. É muito difícil a liberação através dos bancos, principalmente para nós, que somos microempreendedores”, contou o motoboy Lucas Costa.

Pacientes de Lúdio

O programa trouxe também uma série de depoimentos de pacientes de Lúdio ao longo dos 28 anos que dedicou à saúde pública de Cuiabá atendendo como médico em postos de saúde da capital, em homenagem ao Dia dos Médicos, celebrado em 18 de outubro.

Moradora do Osmar Cabral, Maria do Carmo falou sobre o serviço prestado por Lúdio na região. “O doutor Lúdio dá atenção para as pessoas, fala com a pessoa com amor, com carinho”, disse. A fala foi reforçada por Pedrosa Henrique, do bairro Tancredo Neves. “Eu conheço o Lúdio há 30 anos já, ele nem sonhava em ser candidato, ele era o médico nosso aqui. Ele não faz distinção de pessoas, para ele todo mundo é igual.”

Maria Teresa, esposa de Lúdio, destacou o cuidado que o marido vai ter com a saúde da população de Cuiabá. “A primeira mudança que as pessoas vão perceber vai ser na saúde. As pessoas vão perguntar: ‘quem é o prefeito?’ ‘É o Lúdio, o médico’. Ele consegue ter uma sensibilidade que é dada por Deus”, disse.

Como primeiro prefeito médico da capital, Lúdio vai conseguir recursos no Ministério da Saúde para reabrir as policlínicas do Planalto, do Coxipó e da Morada da Serra, ampliar a policlínica do Pedra 90 e construir duas policlínicas novas, na região do Osmar Cabral e na região Oeste. Além disso, vai fortalecer o papel das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos postos de saúde.

Lúdio é candidato a prefeito de Cuiabá pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.