No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quarta-feira (16), a candidata a vice-prefeita de Cuiabá, Rafaela Fávaro, destacou as propostas de Lúdio Cabral para combater a pobreza e garantir a dignidade alimentar para toda a população. Com um olhar voltado para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, o plano de governo de Lúdio e Rafaela prioriza ações que fortalecem a agricultura familiar e promovem segurança alimentar.
Uma das principais propostas é a criação de um Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, que comprará a produção da agricultura familiar local, garantindo alimentos de qualidade para as famílias cuiabanas e ajudando a combater a desnutrição. Esse programa também é uma estratégia fundamental para estimular a economia local, já que atualmente a maior parte dos alimentos consumidos em Cuiabá vem de outros estados, o que eleva os preços e restringe o acesso da população a uma alimentação adequada.
“Investir na agricultura familiar é essencial para promover uma economia sustentável e garantir alimentos frescos e acessíveis na mesa das famílias cuiabanas. Vamos reduzir a dependência de produtos de fora, fortalecendo os pequenos produtores locais e oferecendo mais oportunidades de crescimento econômico para a nossa cidade”, afirmou Rafaela Fávaro.
Além disso, o plano de governo inclui a ampliação do Programa Prato Cheio e do Restaurante Popular, e a criação de uma rede de cozinhas solidárias em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Essas ações garantirão refeições a preços acessíveis e a distribuição de marmitas para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Cuiabá enfrenta desafios econômicos e sociais urgentes, com 14% das famílias dependendo do Bolsa Família e cerca de 90 mil pessoas vivendo em extrema pobreza. Rafaela Fávaro reforça que o combate à fome e a promoção da dignidade passam por uma gestão que priorize a justiça social e o desenvolvimento local.