O Mundial de Clubes de 2025 segue sofrendo duras críticas. O presidente da LaLiga, Javier Tebas, pediu para que a Fifa retirasse a competição do calendário. Segundo ele, o torneio, que terá a primeira edição do novo formato no próximo ano, não é necessário e não tem o interesse dos atletas.

A reclamação feita por Javier Tebas ocorreu durante um fórum sobre futebol europeu, em Bruxelas, na Bélgica, organizado pela União de Clubes Europeus. Na ocasião, o presidente da LaLiga ainda reclamou que a competição não tem os patrocínios previstos.

– Quero fazer um pedido ao Infantino e à FIFA em relação ao Mundial de Clubes. Vocês sabem que não venderam os direitos de transmissão do orçamento que fizeram para esse Mundial de Clubes. Não tem os patrocínios que tinham sido orçados. Vocês sabem que as ligas e o sindicato dos jogadores não querem esse Mundial. Tirem esse Mundial de Clubes do calendário- afirmou Tebas.

Além da reclamação do presidente da LaLiga, um dos principais jogadores do Manchester City e da seleção da Bélgica, De Bruyne também já se colocou contra a realização da competição por causa do calendário. O meia criticou a Fifa e a Uefa por aumentarem as competições e deixarem pouco espaço de descanso e pré-temporada.

O novo Mundial de Clubes está marcado para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025. A competição terá o mesmo formato da Copa do Mundo com 32 seleções. O Manchester City é um dos 12 times da Europa classificados para o torneio. Do Brasil, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos. Das 32 equipes, 30 estão definidas. Restam apenas o representante dos Estados Unidos, por ser o país sede, e o campeão da Libertadores de 2024. (GE)