A data de 15 de outubro é especial por tratar-se do Dia do Professor, figura icônica que pacientemente ensina aos alunos e influencia na formação de seu caráter.
Quer seja a mais humilde professora, aquela que muitas vezes leciona numa escola pequena localizada em vila, zona rural ou terra indígena; quer seja o Professor Doutor que ministra aulas numa importante faculdade de uma grande universidade. Ambos são dignos de elogios, merecem respeito, são fonte de inspiração e exemplos a serem seguidos.
A amplitude de uma sala de aula, em todos os aspectos, cria um ambiente diferenciado, único, onde ao mesmo tempo em que transmite conhecimento, o mestre também recebe ensinamentos. É a química da interatividade professor aluno e vice-versa.
Nos primórdios da nossa UFMT tive o prazer e o privilégio de figurar entre seus professores. Foi um período de aprendizado e ampliação de conhecimento do universo humano. Nesta data, ao recordar que também fui professor, além, é claro, de ter sido aluno, redobro minha gratidão a esta categoria que é uma das poucas unanimidades brasileiras no campo do respeito.
Aproveito o ensejo da data para renovar meu compromisso de continuar lutando em defesa dos professores, para que recebam salários compatíveis com suas funções e tenham melhores condições de trabalho.
Parabéns professoras e professores.
Júlio Campos