Virada gloriosa! O Brasil venceu o Chile de virada por 2 a 1, nesta quinta-feira, em Santiago, com gols de dois jogadores do Botafogo: Igor Jesus e Luiz Henrique. Os atacantes foram os destaques da partida em uma atuação sem muito brilho da Seleção. O time de Dorival saiu atrás do placar com um minuto de jogo, mas buscou o empate no fim do primeiro tempo e a virada nos minutos finais do jogo.

Como fica?

O Brasil dá um salto importante na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira entrou em campo em sétimo, na zona de repescagem, mas com a vitória pula para a quarta posição. O Chile segue na penúltima posição, com apenas cinco pontos.

O jogo

O jogo começou de uma forma e terminou de outra completamente diferente. Os minutos iniciais da partida foram de amplo domínio do Chile, que encurralou o Brasil. O gol (muito) cedo mostra isso. Os mandantes abriram o placar com um minuto de jogo, em cruzamento de Loyola para Eduardo Vargas, que cabeceou livre na área.

Os chilenos pressionaram bastante a seleção brasileira, até a faixa dos 15 minutos de jogo, quando saiu a primeira finalização do Brasil no jogo, com Rodrygo. O time de Dorival começou a ter mais a posse de bola e rondava a área do Chile, mas sem levar perigo ao gol chileno. No fim do 1º tempo, em boa jogada de Savinho, Igor Jesus mandou para o fundo da rede e empatou a partida.

Durante o segundo tempo, o Chile perdeu força e parou de ameaçar o gol de Ederson. As mudanças dos volantes do Brasil surtiram um pouco mais de efeito, já que André e Paquetá erraram bastante na construção das jogadas. A seleção brasileira tinha controle, mas não ameaçava tanto o gol de Cortés. Até que Luiz Henrique, no fim do jogo, recebeu em boas condições, driblou e finalizou no cantinho do gol do Chile para virar a partida para o Brasil.

Brilhou a estrela do Botafogo

O gol marcado pelo atacante cuiabano Igor Jesus pela seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Chile, representou uma marca também para o Botafogo. É a primeira vez desde 1998 que um jogador do clube marca pelo Brasil. E a torcida brasileira vibrou também com outro botafoguense, Luiz Henrique, autor do gol da vitória de virada, por 2 a 1.

Desfalques

A seleção brasileira já tem mais um desfalque confirmado nesta Data Fifa: Lucas Paquetá. O meio-campista recebeu o cartão amarelo no início da partida contra o Chile, nesta quinta-feira, em Santiago, e está fora do duelo com o Peru, em Brasília.

Agenda

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira contra o Peru, último colocado das Eliminatórias. A partida será no Mané Garrincha, em Brasília, às 21h45. TV Globo, sportv e globoplay transmitem. O Chile enfrenta a Colômbia, no mesmo dia, às 17h30, em Barranquilla. (GE)

Chile 1 x 2 Brasil

Chile

Cortés; Loyola, Maripán, Kuscevic e Galdames (Moráles); Pavez (Alárcon) e Echeverría; Osório (Tapia), Valdés e Dávila (Cepeda); Vargas (Palacios). Técnico: Ricardo Gareca.

Brasil

Ederson; Danilo, Maquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá (Gerson) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Igor Jesus (Endrick) e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior.

Gols
Eduardo Vargas (1min1ºT) para o Chile
Igor Jesus (45min1ºT), Luiz Henrique (43min2ºT) para o Brasil

Cartões Amarelos
Galdames (Chile); Lucas Paquetá, Danilo (Brasil)

Motivo: 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 10 de outubro de 2024 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)

Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Auxiliares: Facundo Rodríguez e Maximiliano Del Yesso (ambos da Argentina)
VAR: Héctor Paletta (Argentina)

Classificação das eliminatórias:

  1. Argentina – 19 pontos
  2. Colômbia – 16 pontos
  3. Uruguai – 15 pontos
  4. Brasil – 13 pontos
  5. Equador – 12 pontos
  6. Bolívia – 12 pontos
  7. Venezuela – 11 pontos
  8. Paraguai – 10 pontos
  9. Chile – 5 pontos
  10. Peru – 3 pontos

Próximos jogos da seleção brasileira:

  • Peru (C) – 15/10, 21h45 (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo
  • Venezuela (F) – a definir – eliminatórias para a Copa do Mundo
  • Uruguai (C) – a definir – eliminatórias para a Copa do Mundo