O crescimento do uso de analgésicos opioides para controle da dor no Brasil tem atingido números alarmantes. Uma pesquisa da Fiocruz de 2019 indica que 4,4 milhões de brasileiros já fizeram uso ilegal (sem prescrição médica) de algum opiáceo. O número é três vezes superior, por exemplo, ao uso do crack, experimentado por 0,9% da população ao longo da vida.
Conforme a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em seis anos a venda prescrita de analgésicos à base de ópio cresceu 465%. Nos Estados Unidos, o tema é tratado como epidemia: em 20 anos, mais de 500 mil pessoas morreram de overdose em decorrência do uso de opioides.
Sabendo da importância de discutir e levar mais esclarecimento à saúde suplementar, a Unimed Cuiabá realiza no dia 17 de outubro o workshop “Uso racional de Opioides – Uma visão Multidisciplinar”. Os palestrantes serão a médica Claudia Palmeira e o médico Hazem Adel.
Claudia é anestesista, médica da equipe do Ambulatório de Dor do Departamento de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Ph.D. da Faculdade de Medicina da USP, com a tese sobre dor neuropática. Atualmente, ela estuda a cannabis na dor oncológica e na dor crônica, bem como no abuso de opioides.
Já Hazem é graduado em medicina pela Universidade de São Paulo, licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Livre-Docente pela Disciplina de Anestesiologia da mesma Faculdade. Ele é professor associado do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, professor colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e supervisor da Equipe de Controle de Dor da Divisão de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
O evento será às 19h30, no auditório da Unimed Cuiabá e é voltado para médicos cooperados e plantonistas da rede credenciada, principalmente para psiquiatras, reumatologistas, fisiatras, médicos de dor, oncologistas, ortopedistas e anestesiologistas. O workshop é organizado pelo Comitê Educativo e pelo Recursos Próprios da cooperativa.
“Este é um tema atual, relevante e impactante. Nos Estados Unidos o uso dos opioides é uma epidemia e o que queremos ao trazer este workshop é exatamente entender o caminho destas pessoas nos Pronto-Atendimentos e realizar melhorias nos protocolos de atendimento no sentido de evitar abuso no uso dos medicamentos. É uma pauta que deve ser trabalhada de forma conjunta, já que é uma realidade da nossa sociedade”, destaca o presidente da Unimed Cuiabá, Carlos Bouret.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Unimed Cuiabá, pelo telefone: (65) 3612-3141.