Logo após a Copa do Mundo do Catar, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que esperava ver o Brasil com mais nomes do cenário doméstico. Menos de dois anos depois, esta é a realidade e a convocação para as partidas contra Chile e Peru, pelas eliminatórias, elevou a 30 o número de jogadores do Campeonato Brasileiro no ciclo.

– Vai depender dos jogos, das datas, mas pretendo que jogue mais aqui no Brasil. De uma forma que não acontecia antes – disse Ednaldo Rodrigues em entrevista em janeiro de 2023, pouco mais de um mês após a eliminação para a Croácia.

No grupo que treina nesta semana no CT do Palmeiras, em São Paulo, são seis: Weverton (Palmeiras), Fabrício Bruno e Gerson (Flamengo), Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo). Marca que comprova uma tendência da era Dorival de olhar mais para a liga local, com 19 convocados desde que assumiu o comando da Seleção.

O comparativo com o ciclo anterior com Tite para a Copa de 2022 indica o maior aproveitamento do Brasileirão nas escolhas. Em quatro anos e meio, foram 32 atletas chamados pelo ex-treinador em número que acaba deturpado pelas presenças de Brazão, Hugo, Chapecó, Megiolaro e Ivan. Por um período, a comissão técnica optou por chamar um goleiro mais jovem, quase sempre Sub-20, para pegar experiência e não por tê-los como os melhores do país.

Entre os 30 convocados por Ramon, Fernando Diniz e Dorival, dez foram titulares após a Copa: Weverton, Bento, Fabrício Bruno, Guilherme Arana, Ayrton Lucas, Andrey Santos, André, Rony, Endrick e Luiz Henrique. A lista de março de 2023, para o amistoso com o Marrocos, por sua vez, foi a mais surpreendente com nomes que se preparavam para o Mundial Sub-20: Mycael, Arthur, Robert Renan, Andrey Santos e Vitor Roque.

Confira os convocados atuando no Brasileirão

  • Palmeiras (Weverton, Murilo, Veiga, Rony, Estevão e Endrick)
  • Botafogo (Perri, Adryelson, Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles)
  • Flamengo (Fabrício, Gerson, Ayrton e Pedro)
  • São Paulo (Rafael, Lucas e Pablo Maia)
  • Athletico (Bento, Mycael e Vitor Roque)
  • Fluminense (Nino e André)
  • Atlético-MG (Arana e Paulinho)
  • Vasco (Léo Jardim e Andrey)
  • Cruzeiro (William)
  • América-MG (Arthur)
  • Corinthians (Yuri Alberto)

O clube com mais convocados foi o Palmeiras (6) seguido por Botafogo (5) e Flamengo (4). No total, foram 11 times representados por seus jogadores em nove convocações.

Apesar dos números indicarem um aumento das oportunidades para quem disputa o Brasileirão, Dorival Júnior garantiu após a convocação para a Data Fifa de outubro que não há direcionamento ou predileção por determinada liga.

Dorival Júnior comanda treino da Seleção brasileira — Foto: Marcos Ribolli

Dorival Júnior comanda treino da Seleção brasileira — Foto: Marcos Ribolli

“Estamos observando todo e qualquer atleta, independentemente do continente que esteja. Ele pode chegar, ter uma sequência e será avaliado a todo instante e momento. Estamos tentando ser o mais assertivo possível na definição de nomes”

– A permanência vai depender deles. Tento trabalhar com merecimento. Um ou outro caso podemos mudar de acordo com o contexto. Alguns ficaram fora? Sim, entendo e reconheço. Outros que talvez nem esperassem estão aqui e com possibilidade real de permanecer, desde que nos passem um grande recado.

A Seleção de Dorival segue nesta terça-feira a preparação para os próximos dois compromissos pelas eliminatórias. Na quinta, visita o Chile, às 21h (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago, e recebe a seleção peruana no dia 15, no Mané Garrincha, em Brasília.

Com 10 pontos em oito rodadas, o Brasil ocupa a quinta colocação na tabela.

Os convocados para a seleção brasileira:

  • Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)*
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Alex Teles (Botafogo)*
  • Zagueiros: Beraldo (PSG)*, Fabrício Bruno (Flamengo)*, Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham), Rodrygo (Real Madrid) e Andreas Pereira (Fulham)*
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Igor Jesus (Botafogo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Luiz Henrique (Botafogo), Raphinha (Barcelona) e Savinho (Manchester City)

* Convocados nos lugares de Alisson (Liverpool), Guilherme Arana (Atlético-MG), Bremer (Juventus), Vini Jr (Real Madrid) e Militão (Real Madrid), cortados. (GE)