Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) avançam para o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) encerrou a apuração das urnas neste domingo (6). Abilio obteve 39,6% e Lúdio 28,3%. O segundo turno está marcado para o dia 27 deste mês.
Os resultados contrariam os institutos de pesquisa. Diferente do apontado ao longo de toda a campanha, Eduardo Botelho (União Brasil) ficou em terceiro lugar com 27,8% e Domingos Kennedy (MDB) em último 4,31%.
Botelho era tido como favorito durante toda campanha, angariando inclusive o apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil) após uma disputa interna no partido com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil). No entanto, o resultado não se concretizou nas urnas.
Somente o instituto Atlas Intel, que fez pesquisas por Instagram, colocava Abilio à frente, com Ludio em segundo. Para muitos, a pesquisa era uma ‘fake news’, mas no final a Atlas Intel foi a única que acertou.
Abilio venceu o primeiro turno da eleição municipal de 2020, mas foi derrotado no segundo turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que chegou a tripudiar o ex-adversário na manhã deste domingo (06).
Já Lúdio disputa a Prefeitura de Cuiabá pela segunda vez. A primeira foi em 2012, quando foi derrotado por Mauro Mendes em segundo turno.
MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DE MT
Cuiabá é o maior colégio eleitoral totalizando 445.070 votantes. Na Capital, foram utilizadas 1.274 urnas. Neste pleito, os mato-grossenses elegeram prefeito e vereadores.
Confira como ficou a apuração