Com um elenco de inúmeras propostas para o município, o candidato a vereador Marco Aurélio ‘Contador’ planeja deixar uma marca especial em seu mandato, caso seja eleito neste domingo (06). Natural de São Paulo, mas de origem humilde e com o DNA regional na veia, ele pretende ser o vereador da cuiabania para defender as tradições e a cultura da capital, a qual afirma ter grande respeito e atribui como verdadeiros tesouros da terra.

“Os valores da cuiabania não têm preço. Precisamos, urgentemente, resgatar, apoiar e fomentar o que é nosso, o que é daqui. Venho de uma família que preza muito esses princípios e daí o meu interesse em ser um defensor nato das nossas culturas e tradições”, afirma Marco Aurélio, que em seu projeto tem muitas ideias nesse sentido. Uma das propostas é promover o incentivo, nas associações de bairros, para estabelecer uma rotina cultural em todas as regiões da cidade, com feiras de artesanato e gastronômicas.

O candidato que se identifica com a cuiabania pretende utilizar a experiência de quando foi presidente da Associação dos Moradores do Jardim Tropical e transformou uma praça abandonada em uma referência cultural na capital. Ele quer fazer daquela praça cujo forte é a gastronomia e artesanato, um modelo para outros bairros de Cuiabá.

Marco Aurélio exalta a cuiabania como um tesouro. Foto: Divulgação

Marco Aurélio também pretende trabalhar no sentido de direcionar incentivos fiscais para que as pessoas que vivem em estruturas históricas da cidade possam preservar as origens de Cuiabá. Eventos como os festivais culturais, a gastronomia regional e artesanatos, entre outros, precisam ter a sua valorização, segundo o candidato. “Quero ser o defensor das nossas culturas e tradições na Câmara Municipal. Há muito o que se fazer”.

História e ascensão profissional de Marco Aurélio

Marco Aurélio tem fortes raízes cuiabanas. Ele é bisneto de Tufik Affi e Josefa Affi e neto de Leila Affi, empreendedora do ramo da moda que marcou época na sociedade mato-grossense. Paulista da capital, sendo filho de Marco Aurélio Coelho e Cleusa Pirajão, Marco Aurélio Júnior teve uma infância humilde em Presidente Prudente.

Aos 12 anos, através da família do pai, se transferiu ao Rio de Janeiro, para estudar. Em 1991 se mudou para Cuiabá e passou a estudar na Escola Afirmativo. Ainda muito jovem, aos 16 anos, conheceu Cristiane Carrasco, aquela que viria a ser sua esposa e o braço direito na sua carreira. Com ela, teve duas filhas Jamile e Isabele.

Marco Aurélio ao lado da esposa e filhas. Foto: Divulgação

Para estudar e sobreviver, Marco Aurélio foi vendedor de sapatos na Loja Gabriela, entregador de pão e chegou a trabalhar em casa noturna, onde foi gerente na Éden Choperia. Dessa forma lutou muito para pagar a faculdade e realizar o sonho de ser contador.

Veio a formação e o crescimento. Ele foi contratado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Metalurgia, fazendo homologação sindical, atuou no patronal – Sesi/Senai – por 12 anos como consultor sindical dentro do Sistema da Federação das Indústrias. Depois criou a empresa ‘Conceitos Contabilidade’ e começou sua ascensão profissional como contabilista na área tributária.

Marco Aurélio em visita a uma fábrica. Foto: Divulgação

Experiência

Marco Aurélio chegou à presidência do Sindicato das Empresas de Contabilidade do Estado (Sescon-MT) após atuar por anos no Sistema Sesi-Senai nos setores de administração dos sindicatos patronais, quando auxiliou na implantação de mais de 1.000 indústrias em Mato Grosso, fato que gerou mais de 100 mil postos de trabalho. Na área política, se notabilizou por suas relações estratégicas e assim, assumiu a direção estadual do partido Solidariedade.

O fato de ter contribuído com patrões e empregados e ter serviços prestados, fez nascer o interesse em ser vereador para defender os interesses da categoria e da população. Também estão entre as propostas do candidato lutar por saúde digna e acessível, transporte coletivo de qualidade, escolas e creches e ainda preparar os profissionais para os desafios do futuro. “Há muito o que fazer. Acredito estar preparado e que sei como transformar desafio em oportunidade. Por isso, estou pronto e quero ser a voz do povo na Câmara Municipal”, afirma o candidato que concorre a uma cadeira na Câmara Municipal com o número 77.777.

Marco Aurélio durante um arrastão no bairro Jardim Tropical. Foto: Divulgação