Em jogo de primeiro tempo movimentado, o Atlético-MG largou em vantagem sobre o Vasco na disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil. Jogando na Arena MRV, nesta quarta-feira, a equipe saiu atrás, após belo gol de Coutinho, mas conseguiu com Guilherme Arana e Paulinho, antes do intervalo. O vencedor do confronto de dois jogos pegará Flamengo ou Corinthians na decisão.

PRIMEIRO TEMPO

Os primeiros minutos foram de muita disputa física. O Vasco teve duas boas chegadas pelos lados, mas sem transformar em finalizações. A primeira chance foi do Galo, aos dez, com Hulk levando perigo em arremate da entrada da área, saindo à esquerda de Léo Jardim. A resposta vascaína foi certeira e em grande estilo. Após contra-ataque, Coutinho recebeu de Rodríguez na entrada da área, deixou Rubens no chão e marcou: 1 a 0. Aos 20, Arana também levou perigo em chute de fora, com curva, mas foi pego em impedimento.

De falta, Huk acertou a meta, mas Jardim fez defesa tranquila – a primeira na partida. O goleiro também teve que trabalhar em arremate à queima-roupa de Paulinho. Aos 37, não teve o que fazer. Arana aproveitou bola viva dentro da área e finalizou de primeira, com a canhota, na gaveta: 1 a 1. Seis minutos depois, a virada. Arana recebeu na esquerda e cruzou na medida para Paulinho cabecear, marcar e dar números finais ao primeiro tempo: 2 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Logo aos três minutos, o Atlético produziu boa jogada de pé em pé, e Rubens cruzou fechadinho para intervenção de Léo Jardim. A resposta vascaína foi aos seis, com arremate perigoso de Sforza. Emerson Rodríguez também teve boa oportunidade, mas não finalizou, mesmo após limpar dois marcadores e entrar na área com liberdade. O Galo só voltou a incomodar aos 23 minutos, com finalização errada de Alan Franco.

Na sequência, Lyanco puxou contra-ataque pela direita, entrou na área e finalizou para defesa do goleiro vascaíno. Aos 32, Léo Jardim foi incomodado com chute de Hulk, desviado por Maicon, que tocou o lado de fora da rede. No escanteio gerado pelo lance, Battaglia cabeceou sozinho, perto da marca do pênalti, mas errou a mira. Na reta final, Payet teve liberdade na entrada da área, mas mandou por cima um arremate com a canhota.

Foto: Reprodução

XÔ, SECA!

A vitória do Galo em casa marcou o fim de uma seca recente de Paulinho. O atacante, que marcou o segundo do time na partida, não marcava desde 13 de agosto, no empate por 1 a 1 com o San Lorenzo, pela Libertadores. Foi o 16º dele na temporada. Paulinho, revelado na base do Vasco, marcou pela primeira vez contra o ex-clube.

COUTINHO ENGRENANDO?

Autor de belo gol para abrir o placar na Arena MRV, Coutinho vai ganhando mais minutos ao longo das partidas. Preservado no jogo contra o Cruzeiro, no final de semana, o camisa 11 começou como titular pela quarta vez neste retorno, marcando o segundo gol. O primeiro foi no empate por 1 a 1 contra o Flamengo, no Brasileirão. Ele foi substituído aos 20 do segundo tempo, após dores musculares.

COMO FICA?

Com o resultado, o Atlético joga por empate para disputar a final da Copa do Brasil. Qualquer vitória vascaína por um gol leva a decisão da vaga para as penalidades. Vale lembrar que o jogo de volta será apenas no dia 19 de outubro, em função da pausa do calendário de futebol nacional para a Data Fifa.

AGENDA

Os dois times voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro e jogam no sábado, pela 29ª rodada. Às 16h30 (de Brasília), o Atlético-MG recebe o Vitória, na Arena MRV, enquanto Vasco joga em casa, contra o Juventude, às 21h. (GE)

ATLÉTICO-MG 2×1 VASCO
Semifinal da Copa do Brasil – Jogo de ida
Data-Hora: 02/10/2024, às 19h15 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (BH)
Público e renda: –
ATLÉTICO: Éverson; Lyanco (Bruno Fuchs, 27’/2°T), Battaglia, Junior Alonso; Guilherme Arana (Vargas, 10’/2°T), Rubens (Mariano, 35’/2°T), Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa; Paulinho (Cadu, 35’/2°T) e Hulk . Técnico: Gabi Milito.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Léo, Maicon, Lucas Piton (Victor Luís, 27’/2°T); Hugo Moura, Mateus Carvalho (Sforza, intervalo), Coutinho (Payet, 19’/2°T); Emerson Rodríguez (Jean David, 19’/2°T), Puma Rodríguez (Alex Teixeira, 38’/2°T) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Gols: Philippe Coutinho, 13’/1°T (0-1); Guilherme Arana, 37’/1°T (1-1); Paulinho, 43’/1°T (2-1)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
VAR: Wagner Reway (ES)
Cartões Amarelos: Mateus Carvalho, Emerson Rodríguez (VAS)