O candidato a prefeito Lúdio Cabral vai transformar Cuiabá em um polo nacional de cultivo de frutas, ao fortalecer a agricultura familiar e trazer a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o município. O projeto de Lúdio coloca a capital e a Baixada Cuiabana no mesmo caminho que a do Vale do São Francisco, onde políticas e investimentos públicos criaram o maior centro exportador de frutas do país, gerando 240 mil empregos diretos.

É o que avalia o empresário Guilherme Coelho, de Petrolina (PE), que destaca o potencial do candidato para revolucionar a economia local. “Aqui nossa riqueza é a fruta. Temos manga, uva, goiaba, coco… Aqui tudo dá. Eu ouvi a proposta de Lúdio e ele está no caminho certo, transformar essa região em um grande polo de fruticultura.”

No Vale do São Francisco, formado principalmente por municípios do Nordeste, o setor fatura cerca de R$ 2 bilhões por ano, segundo a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), impulsionando também indústrias de máquinas, logística e turismo. “Fruticultura gera emprego, renda e prosperidade. Tenho certeza que Lúdio, fazendo esse projeto, vai gerar emprego e movimentar toda a cidade, as indústrias, o comércio e os serviços. As pessoas vão ter mais emprego, que é o que nós precisamos”, explicou Guilherme, que também é engenheiro agrônomo.

No Vale do Rio Cuiabá, a proposta será alavancada por parcerias com governo federal, conforme garante o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. “Eu, como ministro da agricultura, apoio o projeto de Lúdio. Ele tem acesso direto ao presidente Lula e tenho certeza que trará muitos recursos para fazer dessa proposta uma realidade. A vida das pessoas só vai melhorar com emprego e renda”, afirmou.

O primeiro passo para criar o polo de produção de frutas foi dado por Lúdio em abril deste ano, no mandato de deputado estadual. Atendendo a pedido de Lúdio, a Embrapa iniciou os estudos para abrir uma unidade em Cuiabá, específica para a desenvolver a fruticultura e horticultura. “Há muitas frutas que podemos produzir com qualidade, gerando riqueza para toda a cidade. A Embrapa é fundamental porque pode nos ajudar a produzir com conhecimento científico”, observou o candidato.

Além disso, na Prefeitura de Cuiabá, Lúdio vai destinar orçamento específico para a agricultura familiar e para a agroecologia, organizar cooperativas de agricultores e criar um centro municipal de abastecimento, garantindo assim a comercialização da produção. O trabalho vai somar à parceria com universidades para levar tecnologia ao campo, ampliando, por exemplo, a produção de manga.

Embora Cuiabá seja comumente associada às mangueiras, hoje é o Vale do São Francisco que concentra a maior parte da produção da fruta, respondendo por 93% das exportações nacionais, que ultrapassaram os US$ 312 milhões em 2023. “Aqui estamos à disposição para ir até Cuiabá para trocar experiência e mostrar como fizemos do Vale um grande sucesso no Brasil e no mundo”, concluiu Guilherme.

Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.