O atleta mato-grossense Jânio Varjão foi campeão no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-23, que ocorreu entre 27 a 29 de setembro, em Bucaramanga, na Colômbia.
Bolsista do programa OlimpusMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jânio conquistou o ouro na prova dos 5.000 metros e também a medalha de prata nos 1500 metros, na competição internacional.
“Mais um momento muito especial para o atletismo do nosso Estado. Ficamos felizes em ver o talento, o esforço e as conquistas do Jânio. É uma satisfação saber que nosso programa Olimpus tem sido fundamental para esses grandes feitos, que trazem grande orgulho a Mato Grosso”, parabenizou o secretário da Secel, David Moura.
Beneficiado na categoria Internacional do Bolsa Atleta oferecido pelo Governo, Jânio Varjão é um dos destaques da nova geração do atletismo brasileiro. O esportista integra a equipe do Barra do Garças Associação de Atletismo e, em 2023, chegou a ser o número 1 do ranking nacional nos 1500 metros.
Somente neste ano, o atleta garantiu medalhas no Campeonato Pan-Americano de Cross Country de La Libertad, em El Salvador; no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo (SP); no GP Brasil de Atletismo, em Cuiabá (MT); e no Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua, no Paraguai. Jânio também foi um dos atletas brasileiros convocados para Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado em maio, na capital mato-grossense.
No Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-23, o atleta mato-grossense assegurou o ouro nos 5.000 com o tempo de 14:52.62 e a prata nos 1.500 metros com 3:44.09, ajudando o Brasil a vencer a competição com o total de 50 medalhas.
Além de Jânio, a equipe brasileira contou com outros dois representantes de Mato Grosso e do Programa OlimpusMT: Arthur Curvo, de Cuiabá, no lançamento de dardo, e Peterson Ribeiro, de Barra do Garças, nos 10.000 metros.