A candidata à vereadora de Várzea Grande, Maria Tezolin (PSB), participou na sexta-feira (27), de uma reunião com o senador Jayme Campos (União Brasil) no escritório do parlamentar federal localizado no Centro do municipio, onde pediu apoio da autoridade para atender uma necessidade dos trabalhadores que atuam no setor de gastronomia e turismo. Na ocasião, a candidata do PSB apresentou o chef Fábio Cruz, membro da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha, que movimenta a defesa da regulamentação da categoria de profissionais da gastronomia no Brasil, ao senador.
“O Fábio Cruz é um chef de cozinha muito talentoso e requisitado em Mato Grosso. Ele tem percorrido vários estados brasileiros em defesa do movimento que anseia a regulamentação das profissões do setor de gastronomia no país. Em Várzea Grande, são mais de 7 mil trabalhadores que atuam em diversos, bares, restaurantes, churrascarias, pontos de vendas de lanches, espetos, salgados e outros. Então, é necessário regulamentar as atividades desses profissionais. Por isso, agendei este encontro com o senador Jayme Campos, a fim de mobilizar a bancada federal para aprovar um projeto que está parado no Congresso Nacional. Assim, acredito que vá mobilizar outros senadores e deputados, a fim de garantir o direito dos profissionais”, disse a candidata.
No encontro, o senador Jayme Campos, primeiro vice-presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), a mais importante do Congresso Nacional e responsável pela análise de todas as peças orçamentárias como a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária, LOA – Lei Orçamentária Anual entre outras, disse ao representante da categoria que dará todo suporte necessário aos profissionais para ampliar a luta e se organizar nos estados do país.
“O projeto deve passar pela Comissão de Educação, para ser analisado. Mas só o fato do movimento querer regularizar a profissão é um avanço. Sugiro que neste primeiro momento a categoria fortaleça cada associação em cada estado, a fim de defender os interesses dos profissionais. Porque conta muito e fortalece ainda mais a luta”, disse, assegurando que enviará esforços para aprovação da matéria.
Fábio respondeu ao senador, dizendo que já existe uma associação em MT, mas que e o setor luta para ter uma sede. falta estrutura física, “Não possui sede própria e os associados não estão pagando taxa de mensalidade. A meta é fazer uma campanha para que essa categoria possa ser autossuficiente em suas lutas. Atualmente, Para sobreviver, recebemos ajuda de algumas pessoas, entre elas, do deputado Wilson Santos (PSD) e do presidente da Fecomércio, Wenceslau Júnior”, disse o profissional.
No final, Fábio avaliou o encontro. “Este encontro com o senador, foi muito importante para reforçar o projeto de lei que regulamenta a profissão. Foi uma conversa muito boa. Acredito que ele vai nos ajudar muito, dando um empurrão na proposta que está lá no Senado. Eu creio que agora vai tramitar mais rápido, vai sair realmente do papel. Para a candidata Maria Tezolin, que agendou essa reunião, agradeço demais a oportunidade por tomar essa atitude e abraçar a causa da categoria dos profissionais da área de gastronomia. Muito obrigado!” concluiu Fábio Cruz.
(Da Assessoria de Comunicação65 996196788)