Após cinco meses de seca, as primeiras chuvas começaram a cair em Mato Grosso. As primeiras precipitações têm sido acompanhadas de rajadas de ventos e descargas elétricas, provocando diversos estragos. Apesar de assustadoras, as tempestades são bastante comuns nesta época do ano.
Em Alta Floresta (791 km de Cuiabá) árvores caíram sobre carros ou tombaram em via pública, fachadas e tetos de barracões também foram arrancados. Já em Marcelândia (641 km de Cuiabá) um temporal destruiu a estrutura de um aeródromo da cidade, que caiu sobre algumas aeronaves. Alguns aviões também foram arrastados pelo vento. Felizmente, ninguém se feriu.
Até Cuiabá, que teve pouco volume de chuva até o momento, foram registrados estragos. A precipitação desta quarta-feira (25) provocou estragos em Unidades Básicas de Saúde do Nico Baracat, São João Del Rey e no Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral.
“As pessoas têm que procurar locais seguros, evitar se proteger debaixo de árvores ou próximo de postes de energia porque pode receber uma descarga elétrica. Verificar também se o local onde está abrigado não tem possibilidade de queda de alguma estrutura sobre a própria pessoa. A Defesa Civil faz o acompanhamento, emite os alertas para que as pessoas acompanhem as previsões e busquem locais seguros para se proteger durante as tempestades”, disse o coordenador de preparação e prevenção da Defesa Civil de Mato Grosso, José Bruno.
PREVISÃO
Conforme já reportado pelo HNT, o último fim de semana de setembro tem possibilidade de chuvas para Cuiabá. No domingo, a mínima será de 26º C e a máxima se fica em 39º C. O tempo ficará com muitas nuvens e a umidade relativa do ar varia entre 40% e 80%.