A médica Otília Maria Teófilo, que sempre atuou no Sistema Único de Saúde (SUS), defendeu as propostas do candidato Lúdio Cabral para Cuiabá, apontando que o plano de governo participativo de Lúdio resgata direitos já garantidos na Constituição Federal, mas que seguem sendo desrespeitados pelos governos municipais. Para ela, Lúdio tem a sensibilidade e conhecimento necessários para fazer valer os direitos da população, principalmente das pessoas que mais precisam.
“Quando o Lúdio traz um programa de governo que aborda questões essenciais como saúde, meio ambiente, saneamento, moradia, segurança e lazer, ele está resgatando esses direitos. O Lúdio está recolocando essas questões porque é fundamental para o povo”, diz a médica, citando a proposta de fortalecimentos dos conselhos municipais e do orçamento participativo, que vão amplificar as vozes da sociedade.
“A população tem que decidir onde vai colocar tudo aquilo que é arrecadado no município. Isso é uma democracia. É do povo, para o povo e pelo povo. A democracia é isso e infelizmente a gente não vê isso ser implementado”, pontua. Otília é servidora pública aposentada do Município e da Secretaria Estadual de Saúde. Ela sustenta que a compreensão que Lúdio traz para o debate sobre os diversos problemas da cidade mostra que ele é o candidato mais preparado.
“Lúdio é equilibrado, extremamente qualificado, sabe dialogar muito bem com qualquer pessoa, com qualquer grupo e a população percebe isso, a população sente isso. A população de Cuiabá e, principalmente, as pessoas que mais precisam de mudança nessa cidade, elas sabem que para mudar de Cuiabá, tem que ser um médico que a vida inteira foi só da saúde pública, entende os problemas de Cuiabá e tem sensibilidade para mudar”, conclui Otília.
O plano de governo do candidato a prefeito Lúdio Cabral tem oito eixos estruturantes que consideram os problemas que afetam a população cuiabana e os entende como desafios que devem ser enfrentados de maneira articulada e integrada pela futura estão. São desafios para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade e das condições de vida na cidade. Ao mesmo tempo, os eixos temáticos observam os potenciais e as vocações da capital mato-grossense – turismo, serviços, gastronomia, cultura e geração de energia solar, entre outros – e os enxergam como produtoras de soluções para esses problemas.
O depoimento foi gravado durante a Roda da Cidadania, na qual Lúdio conversa com a população, apoiadores e candidatos da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que é composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro