O Botafogo volta a ser semifinalista da Conmebol Libertadores após 51 anos. A equipe comandada por Artur Jorge eliminou o São Paulo na noite desta quarta-feira, no Morumbis, e volta a figurar entre as quatro melhores equipes do continente pela primeira vez desde 1973. A vaga foi conquistada nos pênaltis (5 a 4) após empate em 1 a 1.

É a primeira vez, porém, que o Alvinegro jogará a fase no atual formato, com duas equipes se enfrentando em cada chaves e as respectivas vencedoras se encontrando na final.

Há 51 anos, o Botafogo esteve na semifinal com outras duas equipes, Cerro Porteño e Colo-Colo. Na época, o finalista era decidido por uma fase de grupos entre os primeiros colocados da fase de grupos inicial.

O Alvinegro, então comandado por Sebastião Leônidas, ficou em 1º no Grupo B após bater o Palmeiras em um jogo de desempate – os dois terminaram com 9 pontos. Na fase semifinal, o Alvinegro somou apenas três pontos, ficando atrás de Colo-Colo e Cerro Porteño.

Botafogo x Colo-Colo na Libertadores de 1973 — Foto: Reprodução

Botafogo x Colo-Colo na Libertadores de 1973 — Foto: Reprodução

Agora, a equipe comandada por Artur Jorge aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e Peñarol, que se enfrentarão nesta quinta-feira, para saber o próximo adversário na Libertadores. O clube uruguaio bateu o Rubro-Negro por 1 a 0 no jogo de ida, no Maracanã. (GE)