De janeiro a agosto deste ano, o programa Sesc Mesa Brasil em Mato Grosso doou cerca de 705 mil quilos de alimentos, marcando um crescimento expressivo de 37,8% em relação ao mesmo período de 2023, e 48,7% a mais que em 2022. Esses números refletem o fortalecimento das ações do programa, que tem como objetivo minimizar o desperdício de alimentos e combater a fome no estado.

Por meio da mobilização de empresas, supermercados e outros parceiros, além das doações realizadas pela população durante eventos do Sistema Comércio de Mato Grosso, o Sesc Mesa Brasil atua na captação de alimentos, tanto industrializados quanto in natura, que embora ainda estejam em perfeitas condições para consumo, mas não para comercialização. Esses alimentos são, então, redistribuídos para instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.

Implantado há 21 anos em Mato Grosso, nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis, o Sesc Mesa Brasil é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Só em Mato Grosso, centenas de pessoas são beneficiadas diariamente pela iniciativa, que tem se consolidado como uma das mais eficazes na luta contra a insegurança alimentar.

Os itens arrecadados são destinados para 92 instituições filantrópicas associadas ao Sesc Mesa Brasil em Mato Grosso. Além de alimentos, o projeto do Sesc-MT também reúne produtos de higiene e limpeza.

Crescimento da solidariedade

O aumento na arrecadação é resultado do engajamento crescente de empresas e da sociedade civil em torno da causa. O programa não só evita o desperdício, mas também promove uma rede de solidariedade, conectando doadores e beneficiários em um ciclo virtuoso que transforma desperdício em apoio direto a quem mais precisa.

Segundo o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a expectativa é de que os números cresçam ainda mais até o fim do ano, consolidando 2024 como um marco na história do programa no estado. “Estamos fortalecendo parcerias e sensibilizando mais pessoas para a importância de não desperdiçar alimentos e de doar para aqueles que precisam. É gratificante ver que cada vez mais empresas e cidadãos estão aderindo à nossa causa”, afirmou o presidente.

Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos

O avanço do Sesc Mesa Brasil em Mato Grosso ganha ainda mais relevância com a aproximação do Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa alertar a sociedade sobre o impacto do desperdício de alimentos em um mundo onde milhões ainda passam fome.

Dados da ONU indicam que cerca de 14% dos alimentos produzidos globalmente são perdidos antes de chegarem ao consumidor final, enquanto milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar. Em Mato Grosso, iniciativas como o Sesc Mesa Brasil mostram que é possível combater esse problema, criando soluções locais que impactam de maneira significativa a vida das pessoas.

A gerente do Sesc Mesa Brasil em Cuiabá, Ceres Salomoni, explicou que além do trabalho de coleta e distribuição de alimentos, o Sesc Mesa Brasil também promove ações educativas, com orientações sobre aproveitamento integral dos alimentos, armazenamento adequado dos produtos, técnicas de preparo e receitas criativas, entre outras questões relativas à educação alimentar e nutricional.

“Além dos serviços que oferecemos, também realizamos capacitações. A nossa nutricionista e a assistente social do Sesc-MT estão sempre junto com a gente, ajudando as instituições a terem mais conhecimento, novas oportunidades e, claro, mais saúde e qualidade de vida para todos”, ressaltou.

Para a representante da Associação Amar-MT, Núbia Patrícia de Oliveira, o trabalho do Sesc Mesa Brasil tem sido de grande importância desde que começaram a participar das oficinais de aproveitamento integral dos alimentos, no início deste ano. “Estamos conseguindo levar informações para as famílias assistidas pela instituição. Atualmente, temos 350 famílias cadastradas e, o que aprendemos aqui, levamos para as mães para que elas façam esse trabalho com suas famílias, e assim aprendam um pouco sobre sustentabilidade e o não desperdício do alimento. Hoje a gente consegue utilizar os alimentos como um todo, tanto a casca, como o suco como a fruta, e isso tem sido de grande importância”, ressaltou.

“O programa Sesc Mesa Brasil é maravilhoso, porque beneficia pessoas carentes. Hoje somos mais de 10 mil associados em Várzea Grande, somos uma grande família, e temos muito a agradecer ao Sesc-MT por dar essa oportunidade de aprender e poder ajudar os nossos associados, e ainda levar alimentos para eles”, enfatizou a representante da Associação Várzea-grandense de Deficientes e Pessoas Carentes, Jéssica Cirino de Almeida Souza.

Minissérie “Conheça o Sesc Mesa Brasil”

Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, o Sesc-MT lança, neste domingo (29) a minissérie “Conheça o Sesc Mesa Brasil”.

Com seis episódios, a obra apresenta o trabalho realizado pelo programa em Mato Grosso, demonstrando o funcionamento da maior rede privada de banco de alimentos da América Latina e a importância do serviço para a sociedade.

Os episódios serão disponibilizados na página Instagram do Sesc-MT, semanalmente, a partir do dia 29 de setembro, sempre aos domingos. Os episódios terão os seguintes temas: Episódio 01 – Conheça o Sesc Mesa Brasil MT; Episódio 02 – Quem recebe?; Episódio 03 – Quem doa?; Episódio 04 – Formas de arrecadação + Quem recebe; Episódio 05 – 1° Prêmio Sesc Mesa BR; e Episódio 06 – Para além das doações: Palestras e Oficinas.

Da assessoria

(Leiagora)