O médico, professor e pesquisador da UFMT Wanderlei Pignati apontou que a alimentação 100% orgânica nas escolas e creches, proposta pelo candidato a prefeito Lúdio Cabral, vai colocar comida saudável nos pratos das crianças de Cuiabá. O projeto ultrapassa o âmbito da saúde e da educação e também vai fortalecer a agricultura familiar, além de gerar emprego e renda.
“Lúdio é uma pessoa estudiosa, honesta, um médico que sempre atendeu na saúde pública e é um candidato que escreve o que vai fazer. Inclusive, eu peço para as pessoas levarem as propostas de campanha para ele e cobrarem. Sei que ele vai atender porque é bastante aberto e atende todo mundo”, avaliou Pignati.
Ao avaliar que atualmente Lúdio Cabral é o deputado estadual que mais defende a saúde integral e o meio ambiente, Pignati reforçou que acredita na capacidade técnica do candidato e no auxílio do governo federal para que esses projetos sejam concretizados na Capital nos próximos anos.
O pesquisador, membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador, destacou a necessidade de produzir alimentos sem utilização de produtos que causem doenças nos seres humanos. De acordo com o plano de governo participativo da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, liderada por Lúdio, estes alimentos serão adquiridos da agricultura familiar, orientada para uma produção orgânica e ecológica, e fortalecida pela ampliação do percentual de aquisição de alimentos com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para além do previsto na legislação federal.
O estímulo ao consumo de hortifrutis e a redução da dependência de ultraprocessados vai favorecer o crescimento e desenvolvimento de quase 60 mil alunos da rede municipal. “Isso vai trazer saúde para nossa população e para nossas crianças, que precisam ser melhor cuidadas. Isso é saúde, isso é vida!” avaliou o médico.
Para ele, o trabalho se relaciona com a saúde em sua definição mais ampla. “A saúde é muito mais do que a assistência nos hospitais. Ela perpassa habitação, alimentação, trabalho… Tem que começar nos bairros, nas casas, com alimentação e saneamento básico, o que é a proposta do Lúdio e é a proposta fundamental da saúde.”
O acesso à alimentação saudável não será restrito às escolas. Considerando que cerca de 90 mil pessoas estão em extrema pobreza na Capital, segundo o CAD Único, o candidato propõe a criação de uma rede de restaurantes populares, com uma unidade em cada região, dando saída à produção da agricultura familiar. A compra dos produtos poderá ser garantida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O plano de governo prevê ainda a criação de um programa de aquisição de alimentos municipal e de um banco de alimentos para comprar a produção da agricultura familiar. Representantes das cadeias produtivas como a da mandioca, banana, leite e pequenos animais também receberão assistência técnica.
Do ponto de vista econômico, as estratégias para o setor resultarão na geração de emprego e renda, incentivando a diversificação e fomentando a produção, industrialização e comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos. Para tanto, as políticas públicas para o setor contarão com orçamento específico.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.