O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirma que, com Eduardo Botelho (União) prefeito, Cuiabá voltará a ter uma gestão com honestidade e responsabilidade. Com isso, ele espera que a capital possa ingressar em programas de parceria entre o Estado e o município, tornando assim o uso do dinheiro público mais eficiente.

“Com Botelho vamos ter uma das melhores da capital, vai ter responsabilidade, honestidade, dedicação no recurso público, onde mais precisa, que é na infraestrutura, na saúde, na educação, e no social e com certeza vamos ter um prefeito para colocar Cuiabá no lugar de destaque e nos orgulhar bastante”, disse Alan.

Ele usou como exemplo o programa Alfabetiza, aderido por todos os municípios de MT, menos Cuiabá. Estruturado em 8 componentes e 26 macro ações, este programa tem por objetivo a transformação na alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.

“Com o governador Mauro Mendes e Botelho prefeito, Cuiabá ganha muito. Me lembro do Botelho presidente da Assembleia Legislativa, aprovou esse programa e 140 municípios aderiram. Todos, menos Cuiabá. Com Botelho, não apenas o Alfabetiza, mas todas as políticas em regime de colaboração entre estados e municípios, Cuiabá vai aderir e colocar a educação no rumo certo”, disse Alan Porto.

A expectativa é que com Eduardo Botelho prefeito, as escolas municipais possam aderir ao programa do Botão do Pânico e também ao Vigia Mais MT nas escolas, como forma de combater a criminalidade que tem avançado nas escolas.

Além disso, faz parte das metas de Botelho garantir a alfabetização de todas as crianças até 8 anos. Atualmente, 40% das crianças não estão alfabetizada na idade correta, o que prejudica o desenvolvimentos e ainda pode gerar dificuldade no aprendizado no futuro.