A presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) em exercício, deputada Janaina Riva (MDB) repudiou a fala do deputado estadual Hugo Garcia (Republicanos) por afirmar que algumas mulheres utilizam a medida protetiva para “extorquir” os maridos.
Janaina espera que Hugo faça uma retratação por colocar em “xeque” os mecanismos existentes de proteção à mulher em um dos Estados que mais matam mulheres no país.
“Como presidente em exercício e procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, afirmo que a fala do colega foi muito infeliz e espero sinceramente que ele se retrate”, declarou Janaina em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (23.09).
Segundo Janaina, a fala do parlamentar fragiliza ainda mais todo um sistema, considerado muito aquém do ideal para “fazer brecar” a violência de gênero e punir agressores e feminicidas.
“Tivemos um exemplo recente dentro do parlamento de que a violência contra a mulher precisa ser combatida em todas as frentes porque não escolhe classe social, cor da pela ou credo. Como representantes da população, é nossa obrigação garantir esses meios de combate”, finaliza.
Medida protetiva
O deputado estadual Hugo Garcia sugeriu em entrevista nesta segunda-feira (22.09), que a concessão de medida protetiva pela Justiça às mulheres vítimas de violência doméstica seja reanalisada. Citando o caso de violência doméstica denunciado pela sua ex-esposa, que pediu medida protetiva contra o parlamentar em dezembro de 2023 por sofrer ameaças por telefone, Hugo Garcia afirmou que algumas mulheres utilizam a medida protetiva para “extorquir” os maridos.
“Essa lei tem que ser levada à risca, mas tem pessoas usando-a de uma forma muito errada. Tem pessoas se aproveitando disso e extorquindo os maridos. Então, tem que se analisar”, disse o parlamentar em entrevista nesta segunda-feira ao Jornal da Cultura FM 90.7 com Antero Paes de Barros e Michely Figueiredo.
(VGN)