Lúdio Cabral, candidato a prefeito de Cuiabá, firmou compromissos na Educação e para garantia dos direitos das mulheres ao assinar duas cartas na Roda da Cidadania, evento periódico da coligação “Coragem e Força pra Mudar”. Os documentos foram apresentados Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pelo Instituto Lírios, respectivamente.
O evento foi realizado na última segunda-feira (16) e, mesmo uma queda de energia na região do Santa Helena não impediu Lúdio e os apoiadores de discutirem o futuro de Cuiabá.
“O interesse público será prioridade em todos os âmbitos da nossa gestão, que contará com a participação da população nas decisões para mudar de verdade a realidade de Cuiabá. Para que daqui a quatro anos possamos olhar para trás e vermos o quanto nossa cidade evoluiu”, disse o candidato.
Na ocasião, foi assinada a carta compromisso da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, uma das articulações mais amplas do setor. “A carta trata da equalização das vagas, da qualidade no atendimento às crianças com aquilo que mais precisam e do atendimento às demandas no campo dos direitos humanos e em relação à agenda ambiental”, explicou a articuladora do comitê estadual da Campanha, Luciane de Almeida Gomes.
Por articulação da candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro, o Instituto Lírios, que atende mulheres vítimas de abuso sexual e violência doméstica, também apresentou suas demandas. Entregue pela diretora executiva Maria Fernanda Figueiredo, a carta aponta a falta de efetividade no combate a esses problemas na Capital.
“Nossa instituição está localizada em Várzea Grande, mas 60% a 70% do nosso público é formado por mulheres de Cuiabá e sabemos da necessidade que as mulheres de Cuiabá têm. Nessa Carta tem tudo que achamos necessário para que a Capital possa começar a combater a violência contra as mulheres”, explicou ela.
No encontro, que começou com as bênçãos do padre Felisberto Samoel, os participantes também falaram sobre propostas para saúde e moradia, demandas prioritárias para a Blanta Elena Roman, que contou sobre as dificuldades que a família enfrenta para pagar aluguel e para conseguir atendimento nas unidades de saúde.
“O projeto que o senhor colocou sobre as casas, a educação e a saúde, a gente precisa muito. Eu me apaixonei pelo projeto do senhor, que trouxe esperança para cada um de nós. Pense com carinho na população que precisa dessas moradias para ter uma vida mais digna”, disse
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.