FÁBIO MENDONÇA
No dia 19 de setembro, celebramos o Dia do Ortopedista, uma data que nos oferece a oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho vital desses especialistas que desempenham um papel essencial na manutenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A data coincide com a criação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), fundada no dia 19 de setembro de 1935.
A ortopedia se ocupa do diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, é uma área da medicina que impacta diretamente a vida cotidiana e o bem-estar de muitos indivíduos.
A ortopedia é uma das 10 especialidades médicas que mais crescem no país. De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2023, existem 20.972 profissionais titulados em ortopedia e traumatologia no Brasil.
A importância dos ortopedistas vai além da simples correção de fraturas ou tratamento de lesões esportivas. Eles desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas, ajudando a restaurar a mobilidade e a função, além de aliviar a dor. Seu trabalho abrange desde o tratamento de condições congênitas e degenerativas, como a artrite e a osteoporose, até a realização de cirurgias complexas e a reabilitação.
Cada evolução e recuperação de um paciente que atendemos nos orgulha e nos motiva a buscar sempre o melhor. É literalmente uma sensação de missão cumprida quando concluem um tratamento e saem gratos do consultório. Que bom que podemos evoluir tanto nos diagnósticos, propor tratamentos menos invasivos e resultados satisfatórios. A inteligência Artificial (IA) tem dado novos rumos aos procedimentos e está transformando a ortopedia ao proporcionar avanços notáveis no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com problemas musculoesqueléticos.
Essas inovações estão elevando a precisão, eficiência e resultados dos cuidados ortopédicos, permitindo uma abordagem mais personalizada e focada no paciente.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia trabalha pela melhoria contínua dos profissionais ortopedistas, na forma de fiscalizar e ordenar as residências médicas, nas publicações científicas e na aplicação de testes e provas para os residentes de ortopedia. Entendo essa especialidade como um dia a dia nosso, é como a vida em movimento.
Tenho muita honra e amor pela ortopedia. Há 15 anos ela faz parte da minha vida e sei da necessidade de ser um bom profissional, de poder contribuir com cada paciente. Nesta data quero parabenizar todos os colegas ortopedistas de Mato Grosso e do Brasil – inclusive, as ortopedistas mulheres que vem ocupando esse espaço com excelência e desenvolvendo um papel fundamental na nossa área.
Fábio Mendonça é médico ortopedista e traumatologista, cirurgião de coluna vertebral. *Presidente do Grupo Hospitalar HBento Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC)
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News