Em uma noite com casa cheia, o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB) recebeu o apoio de diversos movimentos sindicais de Cuiabá e Mato Grosso que ouviram atentamente as propostas de valorização do servidor e do serviço público municipal. O evento que reuniu mais de 700 pessoas, aconteceu no salão nobre do Hotel Fazenda Mato Grosso.
Ao lado de Kennedy estavam representantes dos sindicatos dos agentes de fiscalização, dos auditores fiscais e inspetores de tributos de Cuiabá, dos agentes municipais de trânsito e de transportes, dos farmacêuticos do estado de Mato Grosso, dos auxiliares e técnicos de saúde bucal, dos odontólogos de Mato Grosso e dos agentes de combate às endemias.
“Nós temos a missão de levar o Kennedy para o segundo turno, é uma obrigação nossa como servidores públicos, ainda mais sendo servidores da saúde que viu muitos avanços nesses últimos sete anos e meio. Hoje temos a oportunidade e a possibilidade de trazer um prefeito que valoriza o servidor. No ano passado, durante a intervenção na saúde, nós sofremos com mais de nove meses de perseguição e não podemos deixar isso voltar. É nossa obrigação de votar em quem defende o servidor público”, disse Wille Calazans, representante da Federação Nacional dos Farmacêuticos em Mato Grosso.
Durante o evento, Kennedy destacou a importância do servidor público para o funcionamento da Prefeitura e se comprometeu a desenvolver uma administração de portas abertas para todas as categorias. O candidato chamou os servidores para trabalharem ao seu lado na gestão, afinal, são eles que estão na ponta e conhecem as demandas de cada setor. Kennedy ainda garantiu a valorização dos salários e o pagamento em dia da Revisão Geral Anual (RGA).
“Preciso valorizar e melhorar a vida de vocês. Eu sempre digo que vou fazer economia na Prefeitura, mas não vu fazer economia com o servidor. Vamos valorizar, capacitar e manter os salários em dia. Se tiver perda salaria nós vamos honrar com o RGA. Com um profissional feliz e valorizado temos um serviço de melhor qualidade. Eu não administro sozinho, preciso de vocês porque vocês sabem mais do que eu o que precisa em cada setor, por isso eu vou escutar vocês”, garantiu Kennedy.
Além disso, Kennedy apresentou o projeto de implantar na Secretaria Municipal de Saúde uma política de capacitação dos servidores. A ideia é garantir que os profissionais aproveitem as oportunidades de qualificação, sem perda da remuneração. A proposta será colocada em prática por meio da abertura de um edital de seleção interna. O projeto proporcionará aos servidores da saúde a possibilidade de se afastarem, temporariamente, de suas funções para participação em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Durante o período de capacitação, os profissionais continuarão recebendo seus salários.
“O profissional ganha mais conhecimento, se sente valorizado. A prefeitura terá um servidor ainda mais qualificado e motivado para prestar o serviço. E, no fim, isso alcança a população, que terá mais qualidade no atendimento”, comemora Kennedy.
Mantendo a valorização
Os servidores públicos de Cuiabá, tanto o ativo quanto o aposentado, receberam atenção especial nos últimos oito anos. Ações como concursos públicos, Revisão Geral Anual (RGA) e concessão Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) foram realizadas.
Somado a isso, os servidores responsáveis por pessoas com deficiência receberam o benefício de redução de 50% da carga horária, sem nenhuma perda salarial. Outra medida de destaque foi o acesso facilitado aos programas de capacitação em áreas estratégicas, operacionais e interpessoais.
“Temos que demonstrar o nosso amor por Cuiabá e por aquilo que fazemos que é servir o nosso povo. Hoje é um dia de festa, dia de falar de futuro, do que é melhor para os servidores de Cuiabá e para a saúde pública do nosso município. Os outros adversários que estão aí quando tiveram a oportunidade de aprovar para ajudar os servidores do estado eles derrubaram a RGA. Tem outro que já disse que é contra servidor, que vai demitir, que vai botar câmera, que tem que desconfiar de servidor. Por isso temos que eleger o Kennedy”, diz o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.