Ansiedade, depressão e outros distúrbios podem se manifestar fisicamente em forma de dores, fadiga, entre outros. Além disso, o estresse contínuo pode enfraquecer o sistema imunológico, enquanto o isolamento emocional pode aumentar a sensação de cansaço e dor. A Associação Brasileira de Psiquiatria alerta que os problemas de saúde mental não afetam apenas a mente, mas também o corpo como um todo.

Sendo setembro o mês da prevenção ao suicídio, os profissionais da Clínica Agnes Psiquiatria Inovadora lançaram a campanha “Uma Declaração de Amor à Vida”, de 12 a 18/09. “Ela tem o objetivo de impactar positivamente as pessoas, abordando o tema de forma acessível e sem gerar gatilhos, falando em uma linguagem adequada e cuidadosa. Nosso objetivo é construir uma mensagem de autoridade, com um pouco mais de humanidade e acolhimento, evitando o distanciamento que nessa área, por si só, já é tão estigmatizada”, explica a médica psiquiatra Drª Leícia Assunção.

Os sintomas físicos mais comuns causados pelos distúrbios são a enxaqueca, problemas digestivos, que podem incluir dor abdominal, náuseas e alterações intestinais, lesões de pele, fadigas e dores crônicas. Eles também podem atingir o sistema cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial, assim como o sistema imunológico, comprometendo a nossa imunidade.

“Então, é preciso entender que distúrbios mentais afetam tanto a mente quanto o nosso corpo. Reconhecer esses sintomas físicos também é importante para buscar um tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida”, revela a médica.

Parceiro da ação, o Shopping Estação Cuiabá entende que o equilíbrio emocional impacta diretamente a produtividade, criatividade e o bem-estar. “Ações como esta são importantes e cada vez mais necessárias para nos ensinar a reconhecer os nossos limites, valorizando os momentos de descanso e lazer na medida certa, priorizando a saúde psíquica para viver de forma mais saudável”, destaca o gerente de marketing do shopping, Deucimar Serra.