Sob a fumaça e a fuligem que encobriram Cuiabá na quinta-feira (12), a juventude da Capital declarou apoio ao candidato a prefeito Lúdio Cabral e à sua vice, Rafaela Fávaro, no enfrentamento aos efeitos da emergência climática. Único a propor medidas de adaptação, Lúdio mostrou como a conservação de rios e nascentes e a multiplicação de áreas verdes garantirão conforto térmico à uma das populações mais expostas aos riscos do calor extremo.
Os compromissos fazem parte do Plano de Governo Participativo, que prevê o plantio de um milhão de árvores, a restauração de áreas de preservação ambiental (APAs) e a proteção do Rio Cuiabá, do Rio Coxipó e do Ribeirão do Lipa e dos 29 córregos urbanos já identificados na capital. Também inclui a estratégia a criação de corredores verdes a partir da recuperação de espaços como o Morro da Luz, que serão interligados a outros parques e florestas urbanas – como o Parque Mãe Bonifácia, diminuindo a sensação térmica pela cidade.
“Se eu estou aqui hoje como candidato a prefeito eu devo isso ao caminho que percorri no movimento estudantil, que me fez entender o conceito de Universidade. Mais tarde entendi que minha tarefa seria muito maior. Seria a tarefa de defender quem não tem voz, de defender a natureza que não fala com a gente, que não se organiza como a gente, mas está gritando com a gente silenciosamente”, apontou Lúdio no encontro, realizado em um dia em que os termômetros marcaram 41 graus em Cuiabá.
De máscara, o estudante de Física João Guilherme Daltro contou que as crises de rinite e os sangramentos no nariz pioraram este ano com a fumaça. Há semanas o ar de Cuiabá vem sendo classificado como insalubre, o que fez da pauta ambiental crucial na análise das propostas dos candidatos. “É necessário mais políticas públicas para área ambiental, mais pessoas mobilizadas nessa área para que a gente possa ter condições de vida em Cuiabá e, inclusive, para que a cidade possa existir no futuro”, destacou o jovem.
Ao reforçar a urgência de políticas que promovam justiça climática, a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-MT), Giovana Bezerra, explicou como a população mais pobre vem sendo afetada. “Tenho uma vizinha de 69 anos que não tem ar-condicionado. Minha família está chamando-a para passar a tarde lá em casa, porque ela não está aguentando. Nosso país está correndo risco. Precisamos de candidatos que debatam isso. Por isso, essa campanha é fundamental para o futuro da cidade”, avaliou Bezerra.
O plano de governo de Lúdio propõe baratear as contas de luz e gerar emprego e renda nos bairros da capital a partir da energia solar, possibilitando o uso de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e umidificadores entre as famílias mais vulneráveis.
Em outra frente, a candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro destacou as propostas voltadas ao empreendedorismo como ferramentas de transformação. “Quando falamos em empreendedorismo para a juventude, em capacitar os jovens, trazer a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) para Cuiabá e ampliar o acesso à educação com a volta do cursinho pré-vestibular e pré-ENEM, estamos falando sobre economia de oportunidades. E se a gente quer falar sobre uma economia melhor, nós temos que pensar em geração de emprego e renda de forma sustentável”, disse Rafaela Fávaro.
O plano de governo da coligação se estrutura a partir da garantia de direitos, assegurando os serviços e programas continuados de prevenção, atenção e inclusão das pessoas com deficiência, empobrecidas, negras, idosas, crianças e adolescentes, mulheres, LGBTQIA+, em situação de rua, povos tradicionais e aquelas em situação de vulnerabilidade e risco social.
A pedagoga e estudante de filosofia Augusta Cessaria quer fazer parte da execução deste trabalho, especialmente por entender que Lúdio é o único candidato que historicamente luta por essas causas. “Olhando para a candidatura do Lúdio, percebo que as outras não compreendem isso, que não trazem a diversidade que vemos aqui hoje. Enquanto uma travesti, percebo que precisamos ainda nos fortalecer como movimento e esse é um grande passo para que possamos mudar a cara de Cuiabá”, defendeu.
Para o estudante de Direito Matheus Ribeiro, 26, os problemas estruturais da Capital não podem mais prejudicar o desenvolvimento e limitar as oportunidades. “A juventude é atravessada por todas as áreas da cidade e é quem mais sofre com o transporte, saúde. Por isso, colocar o Lúdio e a Rafa é tão urgente, porque não estamos falando só do nosso futuro, mas do agora. Ou é isso ou é nada, porque já sabemos o que os outros grupos políticos vêm oferecendo para nós”.
Transporte coletivo, saúde mental e a democratização do acesso à cultura também pautaram a conversa. “Nós vamos trazer passe livre e vencer os donos das empresas de ônibus. Vamos colocar mais ônibus, mais ônibus com ar-condicionado de verdade, para que o jovem possa atravessar a cidade de ponta a ponta. Nós vamos governar nos territórios, onde as pessoas vivem e nós vamos integrar todas as políticas, porque todas as áreas de atuação da Prefeitura passam pela vida da juventude”, concluiu Lúdio.
Lúdio Cabral é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.