O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral assinou uma carta de compromissos com a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), na quinta-feira (12), quando foi entrevistado por empresários. Lúdio reconheceu a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do município, especialmente na geração de empregos e renda e no fortalecimento da economia cuiabana. O candidato lembrou que as propostas estão contempladas no Plano de Governo Participativo apresentado à Justiça Eleitoral.
“Nosso plano de governo aborda todos os pontos e reivindicações apresentadas pelo segmento e a gente concorda que as demandas são realmente de interesse público”, disse Lúdio. O documento da entidade representativa traz 16 temas para o debate, com destaque para requalificação do Centro Histórico, o recapeamento de vias urbanas e a melhoria na regulação da saúde.
Também estão entre as demandas: o desenvolvimento de um sistema eficiente de coleta seletiva; a reforma e revitalização das praças da cidade; e o estímulo ao empreendedorismo feminino com o objetivo de promover igualdade de oportunidades.
“Fiquei muito feliz com o conteúdo da carta, porque ela traz uma preocupação com toda a cidade. É um documento que tem compromisso social muito forte e mostra preocupação do setor com toda a cidade e com toda a população”, destacou o candidato.Médico sanitarista e com formação para gestão do SUS, Lúdio reforçou a prioridade na resolução dos problemas que geram a precariedade dos serviços de saúde pública. Citou as propostas de triplicar o número de equipes de saúde da família, a revisão dos contratos da Saúde, e a reabertura das policlínicas. Além disso, destacou ações para retirar as pessoas em situação de rua do ciclo destrutivo. Cuiabá atualmente tem 1475 pessoas vivendo nas ruas.
“Temos que enfrentar esse tema em três frentes: a primeira delas é na Saúde, porque a maioria dessas pessoas não são dependentes químicos que vieram para a rua. Ao contrário, são pessoas que vieram para a rua por uma série de circunstâncias, e na rua acabaram consumindo álcool e outras drogas. Temos que ampliar as residências terapêuticas. A outra frente é social e econômica. Precisamos criar condições para que essas pessoas voltem a estudar e a ter expectativa para o futuro. Nesse ponto, temos que trabalhar também com o setor empresarial, para criar oportunidades. Por fim, temos que trabalhar com a inteligência na área de segurança. E para isso teremos concurso para a Guarda Municipal Civil Cidadã armada”, pontuou.
Lúdio destacou ainda a proposta para ampliar o número de vagas em creches municipais e garantir o acesso à educação infantil para as crianças, possibilitando que mães e pais possam trabalhar tranquilos enquanto os filhos são cuidados nas creches.
“Vamos fazer parceria com as igrejas e instituições filantrópicas que tenham estrutura para abrirmos salas de aula e acolhermos as 4 mil crianças que atualmente não encontram vagas nas creches. Isso resolverá o déficit imediatamente, mas ao mesmo tempo, vamos buscar recursos para construir novas creches”, projetou.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.