Os alunos da Escola Estadual Santos Dumont, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, receberam o espetáculo “Mato Grosso em Cena” na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro. A peça é estrelada pelo artista Edmilson Maciel e conta a história do estado, desde sua origem até os tempos atuais, de forma lúdica. A unidade é a terceira a receber o evento, que tem como público-alvo a comunidade escolar.

A realização do evento foi comemorada pelo diretor da unidade, o padre Edison Cestari.

“A cultura mato-grossense é muito rica e a gente faz alguns recortes aqui, dos quilombolas, ribeirinhos, os povos originários… Para o desenvolvimento intelectual e humano das crianças, a cultura é fundamental, porque ensina cidadania, preservação da história…”, comentou.

O diretor também explicou que a escola tem um programa de atividades extracurriculares, cujo objetivo é contribuir para a formação dos alunos no contra turno. Neste ano, os alunos já desenvolveram atividades sobre o racismo, bullying e violência contra a mulher.

O show conta a história de Mato Grosso, abordando a rica cultura dos povos indígenas; a chegada dos colonos; a Guerra do Paraguai, a expansão dos garimpos; a comunidade ribeirinha; a religiosidade cuiabana; e todo o potencial econômico do agro. Para o projeto de levá-lo às escolas, devido ao tempo limitado, o espetáculo foi adaptado, mas sem perder sua essência, misturando teatro, canto e dança.

O evento também evidencia que apresentar a cultura mato-grossense às crianças e adolescentes é o caminho para sua preservação. Ainda que não seja o conteúdo mais consumido por esse público, a receptividade dos alunos mostra que eles estão abertos a conhecer a cultura regional. Do começo ao fim, as crianças se envolvem, participam e vibram com as apresentações.

“Seria interessante se nós tivéssemos oportunidade de estar em todas as escolas, para que mais jovens pudessem vivenciar esse tipo de espetáculo. Quem ganha com isso é o estado, é a nossa cultura, nossa história”, comentou.

Essa também é a opinião do professor de Matemática da unidade, Marcos Henrique. Para ele, o evento foi uma oportunidade de levar o teatro às crianças, já que muitas delas ainda não o conhecem.

“Deveria correr mais vezes. Não só em esportes, mas também incentivar o teatro, nossas crianças não conhecem. É muito importante manter o acesso à cultura, a individualidade da sociedade, do grupo”, comentou.

O próximo show do projeto será realizado na Escola Estadual Alcebíades Calhão, no bairro Quilombo, Cuiabá. O evento será realizado para alunos, professores e funcionários a partir das 9h40 da próxima quinta-feira, 19 de setembro.

O PROJETO

Este projeto é uma realização do ITEEC Brasil – Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Beto Dois a Um, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

(ASSESSORIA DE IMPRENSA)