A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) deu início, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e apoio dos Sindicatos Rurais, ao circuito “ABC+ em Ação”, para promoção do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – o Plano ABC+.
Canarana foi o primeiro município a receber a programação de palestras e feira de negócios, nesta quinta-feira (12.09), na sede do Sindicato Rural do município.
O “ABC+ em Ação”, que percorrerá 10 cidades do interior do estado, fará a promoção de informações técnicas e conhecimentos voltados para produtores rurais, colaboradores, empresas de insumos agropecuários, profissionais do setor agropecuário, projetistas, órgãos públicos locais e estudantes da área agrária.
Para o secretário César Miranda, o projeto do grupo gestor do Plano ABC+ faz parte de uma série de ações que colocam Mato Grosso como protagonista do agronegócio brasileiro.
“O ABC+ em Ação é uma das ações promovida pelo grupo estadual para alavancar com as metas propostas. Ele coloca o agronegócio, ainda mais, como protagonista da produção sustentável no país. Mato Grosso introduz práticas inovadoras que mostram que tecnologia e sustentabilidade podem e devem ser aliadas. É um passo crucial para garantir uma agropecuária mais eficiente, ambientalmente responsável e bem-sucedida. A consequência disso tudo é o crescimento e o desenvolvimento da nossa economia”, destacou o secretário.
A superintendente de agronegócio da Sedec, Linacis Silva, explicou que os temas abordados no circuito serão voltados para as metas do Plano ABC+ direcionados à sustentabilidade.
“Os assuntos abordados nas apresentações do circuito em Ação incluem Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto de Grãos e Hortaliças, Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), Sistemas Agroflorestais (SAF), Florestas Plantadas, Bioinsumos, Sistemas Irrigados, Manejo de Resíduos de Produção Animal e Terminação Intensiva de Bovinos. O intuito é trazer o produtor para perto das metas a serem realizadas em Mato Grosso, bem como, apresentar soluções”, disse Linacis.
As visitas contarão com temas adaptados de acordo com o perfil e necessidade de cada município, além da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a abordagem das medidas práticas e instituições financeiras levando informação sobre o crédito rural.
Os próximos munícipios que receberão a iniciativa serão:
Barra do Garças – 13/09
Nova Mutum – 19 e 20/09
Colíder – 24/09
Nova Monte Verde – 25/09
Juína – 26/09
Cáceres – 23/10
Mirassol d’Oeste – 25/10
Nossa Senhora do Livramento – 04/11
Rondonópolis – 05/11
Sobre o Plano ABC+
O ABC+ é uma iniciativa estratégica desenvolvida e apresentada pelo governo brasileiro, com intuito de dar visibilidade e garantir adesão às práticas sustentáveis, bem como auxiliar o enfrentamento de mudanças climáticas no setor agropecuário dentre o período de 2020 a 2030. Em Mato Grosso, o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT é composto por 41 instituições do Estado e presidido pela Sedec.