JOSIAS LEMES RODRIGUES

“Vocês sabem quais são os primeiros atos que fazemos todos os dias ao acordarmos e que dependem de decisões políticas?” O paraninfo da turma de formandos do curso de Economia da UFMT de 1975 fez esta pergunta e ninguém soube responder. Continuou falando, elogiou a turma, desejou boa carreira, insistiu novamente a pergunta e… ninguém respondeu. Então, o mesmo respondeu: “É limpar a bunda e escovar os dentes”. Todos nós escovamos os dentes, tomamos banho, fazemos nossas necessidades fisiológicas, usamos papel higiênico, escova e creme dental, água, sabonete, etc. etc., e esses produtos consumidos tem preços por decisões políticas”. Risos e aplausos. Nunca mais esqueci.

Passados 49 anos recordo dessa fala/pergunta para refletir sobre as próximas Eleições Municipais 2024 quando NÓS elegeremos um prefeito (em ordem alfabética: Abílio 22 – Partido Liberal/PL – Eduardo Botelho 44 – União Brasil/UNIÃO – Kennedy 15 – Movimento Democrático Brasileiro/MDB – Lúdio 13 – Partido dos Trabalhadores/PT) (Fonte: divulgacandcontas.tse.jus.br), e 27 vereadores para a 21ª Legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá (após Censo do IBGE, teremos mais três vagas). Estes, irão legislar, fiscalizar e aplicar as políticas públicas em nossa Capital (Cuiabá). Asfalto, redes de esgo-to e de água tratada em domicílios, tratamento de rios e córregos, habitação, educação, saúde, etc. etc. Sem esquecer da política salarial dos trabalhadores dos órgãos munici-pais. Muitos investimentos em políticas públicas advêm do IPTU. Uma boa Participa-ção Popular poderia ser “termômetro” para incentivar a população a contribuir com “muito prazer”, tanto com o IPTU quanto nas discussões e aplicabilidade em benfeitorias nos bairros. Mas, desde que seja participação popular de verdade.

Atentem para as propostas do(a) candidato(a), histórico profissional, moral, etc, etc. Há candidato(a)s “paraquedistas” que só “visitam” os bairros em período eleitoral. Já vimos muitos exemplos e sabemos no que resultou para as comunidades.

Há órgãos competentes para denunciar irregularidades cometidas por políticos: Denuncie. Muitas pessoas dizem não gostar da política e dos políticos, que só tem ladrão, não fazem nada, e só votam porque é obrigatório, ou que preferem não votar e pagar a multa. Não esqueçamos que tudo que consumimos depende de decisões políticas. Sempre cito a frase acima do paraninfo e muitas pessoas dizem que não sabiam, uns riem, outros concordam admirados (verdade). Bom seria se nas escolas os estudantes aprendessem como as decisões políticas afetam o nosso dia a dia, bem ou ruim.

“As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro e um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês (dia 27).” (Fonte: www.tre-mt.jus.br). Será das 8 às 17 horas. Não Esqueça de Levar documento pessoal com foto e o Título de Eleitor(a). Se for necessário, pode levar uma colinha com nome e número do(a) candidato(a). Mas, antes precisaremos usar a escova e pasta dental, o papel higiêni-co, o sabonete, a água…
Boa eleição para todo(a)s.

Utilidade Pública: Pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatís-ticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel. Já o Pardal ADM permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação menci-onada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclareci-mento do fato e anexar a documentação comprobatória. Disque Eleitor: 0800-647-8191 (Fonte: www.tre-mt.jus.br)

(*) JOSIAS LEMES RODRIGUES é aposentado da MTI (antiga Cepromat).

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabano News