Os vereadores de Cuiabá têm priorizado suas agendas de campanha e deixado as sessões da Câmara Municipal em segundo plano. Na última sessão realizada na terça-feira (03), dos 25 vereadores, apenas 16 estavam presentes.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), afirmou que as faltas não justificadas pelos vereadores serão descontadas do salário. Entretanto, o presidente da Casa de Leis disse que o número de vereadores presentes é suficiente para iniciar a sessão.

“Nós precisamos de 9 vereadores para abrirmos a sessão e darmos início aos expedientes. Portanto, para que possamos estar na Ordem do Dia, são necessários treze vereadores. Temos tido 13 vereadores na Ordem do Dia, tanto que temos votado as pautas. Sobre as ausências que não são justificadas, com certeza todas serão descontadas”, disse.

Inicialmente, as sessões da Câmara aconteciam às terças e quintas-feiras, mas desde agosto passaram a ocorrer somente às terças-feiras, justamente para evitar o baixo quórum.

Questionado sobre a possibilidade de os vereadores se licenciarem para se dedicarem às campanhas e dar espaço para que os suplentes possam assumir, Chico reforçou que 13 é a maioria absoluta dentro da Casa e pediu compreensão da população.

“Estamos em um período eleitoral, um período extremamente difícil, onde os vereadores estão em busca do seu espaço na reeleição. Precisamos ter compreensão e saber mediar isso, para que possamos conduzir esta Casa com serenidade e tranquilidade, sem deixar de cumprir nossa missão”, afirmou.

Embora tenha pedido compreensão, Chico também disse que a população precisa estar atenta aos vereadores que se fazem presentes nas sessões e trabalham em prol da sociedade.

(Thiago Novaes – RDM Online)